
Por Vinicius Lara e Aline Almeida A denúncia do ex-presidente Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado em 2022 feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) causou repercussão no mundo político. Nas redes sociais, o assunto foi o mais comentado e causou discussões entre a população. (veja as repercussões abaixo). A denúncia foi feita nesta terça-feira pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, que endereçou um documento para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre políticos que se posicionaram estão deputados federais, senadores e líderes de partido, além de figuras conhecidas da política nacional. A grande maioria dos comentários comemorando a decisão, compõem a oposição ao ex-presidente.
Bolsonaro denunciado
A denúncia compõe 34 pessoas acusadas de estimular e realizar atos antidemocráticos em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Segundo o site da PGR, os fatos foram divididos em cinco peças acusatórias. O Portal G1 afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos denunciados. A reportagem do iG tenta confirmar a informação. Veja a íntegra do comunicado no portal oficial da Procuradoria.
Os 34 denunciados são acusados de cometer os seguintes crimes:
- organização criminosa armada (art. 2º, caput, §§2º, 3º e 4º, II, da Lei n. 12.850/2013);
- tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do Código Penal);
- golpe de Estado (art. 359-M do CP);
- dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima (art.163, parágrafo único, I, III e IV, do CP);
- deterioração de patrimônio tombado (art. 62, I, da Lei n. 9.605/1998).
As peças acusatórias baseiam-se em manuscritos, arquivos digitais, planilhas e trocas de mensagens que revelam o esquema de ruptura da ordem democrática. E descrevem, de forma pormenorizada, a trama conspiratória armada e executada contra as instituições democráticas.
Veja as repercussões abaixo
🚨🚨🚨 URGENTE!!!
A PGR acaba de denunciar Bolsonaro, Mauro Cid, Braga Netto e Augusto Heleno por tentativa de GOLPE DE ESTADO.
A prisão do delinquente nunca esteve tão perto.
O bloco Jair Jail já está ensaiado. pic.twitter.com/23kJFqo5k9— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) February 19, 2025
🚨URGENTE: PGR denunciou, nesta terça-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por envolvimento numa trama golpista apontada pela Polícia Federal.
— Monica das Pretas (@MonicaSeixas) February 19, 2025
URGENTE: PGR DENUNCIA BOLSONARO POR TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO. AGORA É JULGAMENTO E PRISÃO PELO STF. pic.twitter.com/j6Q0xiJpEn
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) February 19, 2025
🚨GRANDE DIA 👍
PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado! O que sempre denunciamos agora está escancarado: tentaram destruir a democracia!
Só resta uma dúvida : quantos anos de cadeia Bolsonaro pegará… pic.twitter.com/2FTwdD4gbE
— Duda Salabert (@DudaSalabert) February 19, 2025
PGR denuncia Bolsonaro por organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
O País não pode passar por um risco desse novamente. A anistia para esses crimes é inaceitável.
— João Amoêdo (@joaodamoedo) February 19, 2025