
Você já ouviu falar na bolota? Ela pode se tornar o superalimento do futuro. Isso depois de ficar esquecida. Além disso, esse fruto seco dos carvalhos, que se assemelha à avelã, também pode ajudar a biodiversidade, contribuindo para a recuperação de solos.
Segundo o site “Away Magazine”, de Portugal, Pesquisadores do Politécnico de Leiria estão investigando todos os benefícios da bolota para o consumo humano. A ideia é criar produtos alimentares nutritivos e sustentáveis para ajudar a reduzir o desperdício e a regenerar os ecossistemas.

Bolota pode se tornar o superalimento do futuro – Foto: Freepik / Divulgação
O que é bolota
Fruto dos carvalhos, a bolota compôs, por muito tempo, a alimentação humana e animal. Entretanto, ficou esquecida com o passar do tempo. Ela é rica em hidratos de carbono, fibras e antioxidantes. Esse fruto é usado para fazer farinha e também substituir o café.
Além do potencial nutricional, outro benefício desse fruto é para a biodiversidade, porque ajuda a recuperar os solos degradados e contribui para tornar a agricultura mais sustentável e resiliente.

Fruto seco pode revolucionar a alimentação saudável – Foto: Freepik / Divulgação
Desta forma, um projeto que busca desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis na alimentação vem explorando as possibilidades da bolota, que pode se tornar o alimento do futuro.