Geração compartilhada revoluciona consumo de energia no Brasil e no bolso de consumidores


A energia compartilhada gera economia de até 20% na conta de luz com um impacto ambiental positivo. As mudanças na legislação, com a possibilidade de utilizar a geração compartilhada de energia elétrica, abriram possibilidades para que o consumidor possa se blindar da volatilidade dos preços e ainda economizar com energia elétrica no Brasil. A adoção das práticas com energia limpa e renovável também é uma resposta concreta para reduzir o impacto ambiental, além de gerar empregos em setores sustentáveis e fortalecer a independência energética do país.
A energia compartilhada é um modelo inovador e que foi possibilitado pela alteração da primeira resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A mudança passou a prever a possibilidade de criação de mini geradores ou micro geradores compartilhados.
O primeiro impacto é que ninguém mais está obrigado a utilizar a tradicional concessionária. Todo consumidor, desde o residencial e familiar até o comerciante e empresários, pode optar por empresas de energia compartilhada, limpa e mais barata sem a necessidade de investimentos.
Qual é a economia com a energia compartilhada?
Uma das principais vantagens da energia compartilhada é a economia direta na conta de luz. Segundo dados da primeira cooperativa geração distribuída do Brasil, COGECOM, é possível reduzir a fatura de energia em até 20%, que pode representar o equivalente a duas faturas mensais a menos durante o ano.
Outro fator importante da opção pela geração compartilhada de energia é não ser atingido pelas variações das bandeiras tarifárias. Em setembro de 2024, o consumidor sentiu no bolso a mudança da bandeira tarifária para Vermelho 2, a maior existente, em razão da crise hídrica no país. Além disso, a tarifa de energia elétrica residencial no Brasil encerrou 2024 com aumento acumulado de 1,37%, segundo dados do Índice Nacional de Preços (INPc).
Impactos positivos da energia compartilhada
A energia compartilhada traz benefícios para o consumidor com a queda do preço, mas também é igualmente importante para o meio ambiente. A crescente necessidade de reduzir o impacto ambiental no Brasil e no mundo encontra aliado no formato, pois ela utiliza a energia excedente dos geradores, que evita seu desperdício e reduz a necessidade da construção de novas estruturas de hidrelétricas, por exemplo.
Além de utilizar e incentivar o investimento em geradores de energia limpa, a pegada de carbono diminui, assim como reduz também a necessidade de se pensar ou utilizar geradores de energia com fontes não renováveis.
A COGECOM já gerou 350 milhões de kWh e atende mais de 50 mil unidades consumidoras nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. O reflexo direto dessa utilização de energia compartilhada e limpa foi a neutralização de mais de 28 mil toneladas de CO2.
O excedente produzido por empresas de energia limpa chega até as casas dos consumidores a um preço bem mais baixo.
Divulgação: Freepik
O que é energia compartilhada?
A energia compartilhada é um modelo inovador dentro do mercado de energia renovável. Ela permite que diferentes consumidores se beneficiem de uma mesma fonte geradora de eletricidade sem nenhum custo a mais.
A COGECOM é a gerenciadora da produção e rateio do excedente de energia de pequenas centrais elétricas de fontes renováveis. Ela compartilha esses excedentes com os cooperados, que passam a utilizar energia limpa e com custo mais baixo.
A utilização da energia compartilhada cresce no Brasil e no mundo. Na Alemanha, por exemplo, mais de 40% da energia renovável é gerada por cooperativas de cidadãos. No Brasil, embora o modelo ainda esteja em expansão, os resultados são promissores e a expectativa do Ministério de Minas e Energiade um crescimento de mais de 37% em menos de 10 anos no consumo de energia elétrica reforça sua necessidade.
Como economizar com energia limpa e compartilhada?
A COGECOM oferece uma solução simples e acessível para quem deseja economia na conta de luz e sem custos adicionais, sem investimentos em instalações e sem aquisição de painéis solares. Para saber quanto você pode economizar, siga os passos abaixo:
Preencha o formulário com seu consumo médio de energia. Acesse aqui.
Receba uma proposta de economia com sua redução de custos estimada.
Assine o contrato e comece a economizar sem precisar de investimentos.
Como é feito o pagamento?
O consumidor receberá duas contas:
Boleto da COGECOM: referente ao consumo de energia limpa, com valores, em média, 20% menores.
Conta da concessionária: inclui os tributos obrigatórios de distribuição.
Dessa forma, somando os dois boletos, o consumidor ainda economiza, em média, 20% na conta de luz todo mês, o que equivale a 2 contas de luz a menos no período de um ano.
Quanto custa participar?
Para ser cooperado da COGECOM, é necessário pagar apenas uma taxa simbólica de R$ 5 no primeiro mês. Caso o consumidor deseje sair, não há fidelidade e é necessário apenas respeitar os prazos legais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Acesse o formulário e simule o desconto em sua fatura de energia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.