Novo Centro de Hidratação começa a atender pacientes com sintomas de dengue em Rio Preto


Ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da inauguração da unidade em Rio Preto, cidade que vive epidemia da doença. Novo Centro de hidratação em São José do Rio Preto (SP)
Divulgação / Prefeitura de Rio Preto
O novo Centro de Hidratação para pacientes com sintomas de dengue, instalado no Complexo Swift, em São José do Rio Preto (SP), começou a funcionar na manhã desta quinta-feira (20). A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da inauguração, que ocorre em um momento em que a cidade vive uma epidemia da doença.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A iniciativa é uma ação entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde e faz parte das estratégias para fortalecer a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) às arboviroses, além de ampliar a rede de atendimento na cidade. Inicialmente, o serviço contará com o apoio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), que já está no município desde o dia 6 de fevereiro com 27 profissionais em atuação.
Nos próximos 15 dias, novas equipes de saúde chegarão, com 10 médicos, 22 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e 4 farmacêuticos, além de equipes de voluntários escaladas para períodos de 15 dias. O trabalho da Força inclui diagnóstico situacional, reorganização dos fluxos de atendimento e elaboração de um plano de ação.
A unidade contará com 100 leitos para pacientes a partir de 5 anos de idade, sendo gerida pela Secretaria Municipal de Saúde. O Centro atenderá de livre demanda, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Além da inauguração, a ministra Nísia Trindade visitou outras unidades de saúde da cidade, incluindo a UPA Tangará, o Hospital de Base e a UBS Estoril.
O Centro de Hidratação instalado na UPA Jaguaré, com 30 leitos, segue funcionando normalmente. Desde o início de 2025, São José do Rio Preto já registrou 16.173 casos positivos de dengue e 10 mortes, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.