Trata-se de um homem com idade entre 40 e 50 anos. Vigilância Epidemiológica fará busca de casos suspeitos na região e reforçará vacinação no município. Mosquito transmissor da febre amarela
Divulgação/SES-TO
São Pedro (SP) confirmou, na noite desta segunda-feira (24), a morte de um homem com idade entre 40 e 50 anos por febre amarela.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O g1 contatou a prefeitura do município para saber quando o homem morreu e quando as autoridades tiveram acesso ao laudo que contatou a morte pelo vírus. Mas o órgão público não respondeu até a última atualização desta reportagem.
A prefeitura também não divulgou o bairro que o homem morava em São Pedro, mas afirmou que os agentes da Vigilância Epidemiológica farão buscas de casos suspeitos na região. Além disso, informou que as autoridades em Saúde reforçarão as ações de estímulo à vacinação contra a febre amarela, medida mais eficaz para combater a doença.
Vacinação
Todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção das unidades do Primavera e Santo Antonio (alto da serra), têm vacinas disponíveis, de acordo com a prefeitura de São Pedro. As salas de vacina funcionam das 8h às 15h. A vacina é aplicada em dose única e vale para toda a vida.
Durante o Carnaval, de 1 a 4 de março, a Unidade Mista Integrada de Saúde (Umis) funcionará das 7h às 18h para atendimento de pessoas com sintomas de dengue e para vacinar contra a febre amarela.
Frasco com 10 doses de vacina contra a febre amarela
Rogério Capela/PMC
Busca ativa
A prefeitura de São Pedro informou, em comunicado à imprensa, que a Vigilância Epidemiológica fará uma busca ativa esta semana casa a casa nos bairros da região das UBSs Santo Antonio e Primavera. A medida tem como intuito vacinar as pessoas que ainda não foram imunizadas.
Macacos mortos
Nessas visitas domiciliares, os moradores também serão orientados para, caso encontrem macacos mortos, não tocar no animal nem o enterrar. Também é preciso evitar que crianças, outros animais e curiosos se aproximem. A Vigilância Epidemiológica deve ser acionada pelo telefone (19) 3481-9370.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Ela possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
Os sintomas iniciais da febre amarela são:
Febre;
Calafrios;
Dor de cabeça intensa;
Dores nas costas;
Dores no corpo em geral;
Náuseas e vômitos;
Fadiga e fraqueza.
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver sintomas, como febre alta; icterícia (condição que deixa a pele e olhos amarelos); hemorragia; choque e insuficiência de múltiplos órgãos.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba