

A origem da doença ainda é desconhecida, mas a transmissão zoonótica continua sendo uma hipótese investigada – Foto: Freepik/ND
Um surto de doença misteriosa está preocupando as autoridades da República Democrática do Congo. A enfermidade já causou 53 mortes, com centenas de pessoas hospitalizadas e apresentando sintomas graves, mas ainda não foi identificada.
O que se sabe até agora sobre a doença misteriosa
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença já causou 53 mortes e infectou 419 pessoas, muitas com sintomas graves. Médicos locais afirmam que o tempo entre o início dos sintomas e a morte é de apenas 48 horas na maioria dos casos.
De acordo com o The Sun, o escritório da África informou que o primeiro surto na cidade de Boloko começou depois que três crianças comeram um morcego e morreram 48 horas após apresentarem sintomas de febre hemorrágica
O que está sendo feito

Amostras da doença misteriosa estão sendo analisadas – Foto: Canva/ND
Amostras de 13 casos já foram enviadas ao Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica em Kinshasa para análise. A OMS está acompanhando a situação.
Profissionais de saúde também estão investigando as causas da doença misteriosa e procurando identificar o agente patogênico responsável. Testes para Ebola e outras doenças hemorrágicas foram realizados, mas resultaram negativos.
Transmissão de doenças de animais para humanos

Todas as amostras foram negativas para Ebola ou outras doenças comuns de febre hemorrágica – Foto: EBC/Divulgação/ND
Especialistas relatam uma grande preocupação com a transmissão de doenças de animais para humanos, especialmente em áreas onde o consumo de animais selvagens é comum. A OMS alertou que os surtos de doenças transmitidas por animais na África aumentaram mais de 60% na última década.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.