Veja as marcas populares de sal e manteiga proibidas pela Anvisa e retiradas dos mercados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reforçou a fiscalização de produtos comuns na casa dos brasileiros em 2024 e proibiu alguns produtos que descumpriram regras de produção. Entre eles, algumas marcas de sal, manteiga e fígado de frango.

Mantega sendo cortada, produto que foi proibido pela anvisa

Lote de marca de manteiga foi proibida – Foto: Freepik/ND

As empresas afetadas pelas proibições mantiveram suas operações, já que as ações da Anvisa focaram em lotes específicos. Nenhuma se pronunciou publicamente, mas afirmaram que possuem compromisso em oferecer produtos seguros e de qualidade.

As marcas de sal e manteiga proibidas pela Anvisa

Sal Moído Refinado Iodado União

Produzido pela Maranata Salineira do Brasil Ltda., a agência afirmou em resolução que o produto não atendia aos níveis adequados de iodo.

A insuficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas e bócio (crescimento da glândula tireoide).

Manteiga Coopernova

A manteiga comum com sal da marca Coopernova, referente ao lote N° 0009/3675, produzido entre 28/03/2024 e 05/04/2024, foi proibida em junho deste ano.

Segundo a Anvisa, o lote apresentou problemas no processo de pasteurização lenta do creme, crucial para eliminar microrganismos prejudiciais e garantir a segurança do produto final.

Fígado de Frango da Ave Nova

Já na marca Ave Nova, a agência identificou presença de níveis elevados de Escherichia coli, no lote 284-2 do fígado de frango congelado, bactéria que pode causar infecções graves.

A suspensão foi uma medida necessária para prevenir riscos à saúde dos consumidores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.