
Santa Catarina atraiu mais de um milhão de viagens em 2023, apontou a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). O Ministério do Turismo estima que os cerca de 640 mil turistas que escolheram destinos catarinenses movimentaram R$ 2,1 bilhões da economia do Estado.

Mais de um milhão de turistas escolheram Santa Catarina como destino em 2023 – Foto: Floripa Airport/Divulgação/ND
Conforme a pesquisa, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram 1,025 milhão de viagens domésticas no ano passado. O número é 60% maior do que o registrado em 2021, ano da última pesquisa.
O que motivou as viagens para Santa Catarina
O levantamento apontou que a maioria, 45,1%, afirmou ter viajado para municípios de Santa Catarina a lazer. Visitas a familiares ou eventos reunindo amigos atraíram 37,8% dos turistas, enquanto 10,9% foram motivados por tratamento de saúde ou consultas médicas.
Os turistas gastaram, em média, R$ 2,1 por pernoite em municípios catarinenses.
97% dos brasileiros viajaram dentro do Brasil em 2023
O número de viagens feitas por brasileiros em 2023 foi 71,5% que 2021. Enquanto no ano passado foram realizadas ao menos 21,1 milhões viagens, na pesquisa anterior foram registradas 12,3 milhões.
Cerca de 97% dos brasileiros escolheram destinos nacionais. Segundo o Ministério do Turismo, estima-se que esse número injetou R$ 21 bilhões na economia brasileira.
A maior parte das viagens foi motivada por questões pessoais (85,7%), sendo o lazer a principal razão (38,7%), seguido por visitas a familiares ou eventos reunindo amigos (33,1%).
Entre os que buscaram lazer em 2023, quase metade (46,2%) preferiu destinos de sol e praia, enquanto 22% procuraram natureza, ecoturismo ou aventura. Viagens para aproveitar a cultura e gastronomia foi a preferência de 21,5% dos brasileiros, um aumento em relação a 2021, quando foi a escolha de 16% dos turistas.
Entre os que viajaram por motivos profissionais (14,3%), a maioria — 82,4% — se deslocou a negócios ou a trabalho. Para 11,6%, o objetivo foi participar de eventos ou cursos de desenvolvimento profissional.