
O presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) anunciou a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) como ministra das Relações Institucionais. Gleisi, que é presidente do Partido dos Trabalhadores, assume a pasta após a saída do ministro Alexandre Padilha, que vai comandar o Ministério da Saúde.
Segundo nota emitida pelo Palácio do Planalto, Lula se reuniu na manhã desta sexta-feira (28) com Gleisi e a convidou para a Secretaria. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.
Demissão de Nísia Trindade
As trocas de cargos acontecem após a demissão da então ministra da Saúde, Nísia Trindade, na terça-feira (25). No cargo desde o início do governo, Nísia vinha enfrentando pressões para impor um viés mais político à pasta e concretizar entregas consideradas prioritárias por Lula.
Contando com a troca de Padilha e chegada de Gleisi, é a nova vez em que há mudanças nas chefias de Ministérios neste terceiro mandato de Lula.
Lula vinha demonstrando preferência pelo nome de Gleisi em conversas com assessores, segundo O Globo. A presidente do PT foi ministra da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff e coordenou a campanha à Presidência em 2022.
Confira a nota do Palácio do Planalto na íntegra:
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Gleisi vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recém indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.”