
Fabricante de embalagens quer despertar na sociedade um olhar de mais respeito e menos rótulos. Cena do Filme “Sem rótulos” – Criado pela Artvac para provocar sobre o tema no dia da mulher
Pense em um departamento de marketing que tem em sua maioria mulheres, trabalhando ao lado de um time Comercial e de Recursos Humanos que também tem em sua maioria mulheres. O que elas podem fazer juntas? Se você pensou em: reclamar da TPM, tirar licença maternidade, falar muito, ser frágil, chorar ao receber feedbacks, você errou feio. O que elas fizeram juntas é justamente algo para mudar sua forma de pensar. Na verdade elas se levantaram para provocar um movimento capaz de chamar atenção das pessoas e até do mercado para uma causa que há muito tempo já era para ter sido resolvida – a capacidade que temos de rotular pessoas.
“A gordinha”, “a magrela”, a do cabelo “pixaim”. Infelizmente esses rótulos ainda fazem parte não apenas do vocabulário, mas também do cotidiano de empresas, escolas e qualquer outro espaço de convivência social. Gerações crescem e vivem com traumas em função de rótulos como esses.
Freud, médico neurologista e o nome mais reconhecido da psicanálise em todo o mundo afirma que traumas podem ser comparados a cicatrizes, e que o cérebro humano tem a mesma sensibilidade em sua assimilação, ou seja, uma dor física e uma dor psicológica são sentidas com a mesma intensidade.
Foi a partir de muita conversa que o time de marketing da Artvac Embalagens, com sede em Três Pontas, se sentiu provocado a aproveitar a data do Dia da Mulher para conscientizar as pessoas.
“Gente não precisa de rótulos, mulheres não precisam de rótulos” afirma Tainá Bernardes, diretora de Marketing da empresa.
O curioso de toda ação é que a empresa é fabricante de rótulos e embalagens, mas como reforça Tainá – “produtos é que precisam de rótulos, mulheres não. Nós nascemos para ser livres, não rotuladas”.
A empresa se destaca hoje como uma das maiores da América Latina no segmento de embalagens e gera mais de 1.500 empregos diretos e indiretos na cidade de Três Pontas.
Panorama do parque industrial Artvac em Três Pontas – Foto Breenda Rabello
Segundo Rafaela Petrin, coordenadora de Recursos Humanos da empresa, a história do empoderamento feminino não começou agora na Artvac.
“Nós fomos pioneiras num mercado em que a área comercial sempre foi dominada por homens. Desde 1998, nossos times comerciais são liderados por mulheres. Inclusive, ainda hoje, 70% do time comercial é composto por mulheres e nós somos muito orgulhosas desse número.”
Mulheres do time de vendas Artvac durante feira em 2018.
A partir de uma ação que parece simples, a empresa elaborou um grande movimento chamado “Sem rótulos”, que conta com um filme muito bem produzido, em que mulheres bastante diversas, reagem a produtos fictícios que trazem rótulos com mensagens fortes. Segundo Tainá, o objetivo vai além do conscientizar, elas querem é provocar mesmo.
“Queremos que as pessoas se vejam na campanha e mudem a forma de se referir não apenas às mulheres, mas a todos. Nosso objetivo é que você deixe os rótulos apenas para os produtos.”
A Artvac Embalagens não quer ficar sozinha nesse movimento. O objetivo é levar essa provocação adiante, começando por seus colaboradores e clientes, em seguida, caminhando por todo o mercado:
“queremos que nossa voz seja ouvida e que a provocação chegue longe, só assim vamos conseguir eliminar os rótulos das pessoas.” finaliza Tainá.
Se você ainda não assistiu ao vídeo, é só clicar no link abaixo e assistir.