
Entusiastas da astronomia já estão vidrados nos céus do país esperando a oportunidade para observar o tão falado ‘cometa do século’. O astrofotógrafo baiano, Alexsandro Mota, registrou o momento em que o corpo celeste surgiu nos céus da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (26).

Fotógrafo registrou o momento em que o ‘cometa do século’ rasgou os céus da Bahia – Foto: Alexsandro Mota/Reprodução/ND
O astrofotógrafo publicou o registro em seu perfil do Instagram. A captura do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) rendeu diversos elogios de seguidores. “Apresento a vocês o que pode ser minha foto do ano (até agora)”, escreveu.
O fotógrafo registrou a emoção de ter visto a cauda de um cometa pela primeira vez a olho nu. “Caso o cometa não resista à sua passagem pelo Sol ou o tempo mude nos próximos dias, tenho registrado uma foto histórica desse momento épico”.
Desde o dia 23, Alexsandro Mota tem acompanhado a evolução do cometa nos céus da Bahia. Com sua câmera fotográfica Canon T7i, o astrofotógrafo tem passado as madrugadas observando os céus para fazer o registro perfeito.
No dia 25, ele fez novo registro fotográfico do cometa após um curto momento em que o céu ficou limpo. “Em uma janela de 2 minutos e 49 segundos de céu limpo, tive a chance de capturá-lo nesta madrugada de quarta-feira, 25/09. A cauda está fenomenal de linda, brilhando cada vez mais”.
Veja como observar o ‘cometa do século’
O melhor momento para observar o ‘cometa do século’ será entre 18 de setembro e 12 de outubro de 2024. Nos dias 10 a 12 de outubro, ele estará mais próximo da Terra e portanto, estará mais visível a olho nu.
Nesse período, o cometa exibirá uma cauda brilhante composta de partículas de poeira e gelo, devido à aproximação com o Sol. Veja as principais datas e locais de observação:
- 7 de outubro: o cometa se aproxima do Sol e da Terra. Ele aparece nas primeiras horas da manhã, ao leste, pouco antes do nascer do sol.
- Entre 7 e 11 de outubro: o cometa fica muito perto do Sol no céu, o que dificulta sua visualização, pois o brilho solar ofusca sua imagem.
- Após 12 de outubro: o cometa se torna visível após o pôr do sol, no oeste (próximo ao horizonte), exigindo novos horários e direções de observação. Na madrugada, ele alcançará seu brilho máximo.