GWM Ora 03 GT: como o elétrico pode brigar com o BYD Dolphin, que vende duas vezes mais? g1 testou


Hatch tem pegada mais esportiva, visual com personalidade e inspiração em clássicos automotivos, mas ainda está distante de desbancar o rival chinês. O g1 testou para entender onde ele acerta e onde erra. GWM Ora 03 GT: veja o teste do g1, com pontos positivos e negativos do carro
O Ora 03 faz parte da primeira leva de compactos chineses e 100% elétricos a chegar ao Brasil. Ele foi o primeiro modelo que a GWM trouxe ao país, em agosto de 2023.
Apenas um mês antes, quem desembarcava por aqui era o BYD Dolphin. Surgiu, então, um duelo entre as marcas que já brigavam na Ásia.
Em terras latinas, quem vence com folga é o Dolphin e o Dolphin Plus, que venderam 2,4 vezes mais unidades em 2024, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Foram 15.201 unidades dos BYD contra 6.326 carros dos modelos da GWM. Será possível virar o jogo?
O g1 passou uma semana a bordo do Ora 03 GT, versão topo de linha do compacto, para explorar suas vantagens e desvantagens. A seguir, saiba que pontos podem ameaçar o rival da BYD e em quais aspectos ele fica para trás.
Pouco tempo após o teste, a GWM lançou a versão 2025 do Ora 03 GT. O carro não recebeu melhorias internas e nem mesmo no motor. A lista de novidades inclui dois itens:
Inclusão do estepe;
Controle remoto de funções do carro, por aplicativo. Com ele é possível, por exemplo, conferir nível de bateria, temperatura e pressão dos pneus, tocar a buzina, além de encontrar o veículo.
GWM Ora 03 GT tem visual com personalidade
Fabio Tito/g1
Visual que divide opiniões
O visual do Ora 03 tem personalidade, e mostra forte inspiração em modelos “vintage” europeus, como Mini Cooper, Fusca e Porsche. É o que se vê especialmente nos faróis redondos e no formato do capô.
Neste ponto, todas as versões do GWM são quase iguais, com apenas alguns apliques em vermelho para dar ar de esportividade à topo de linha GT.
São detalhes que aparecem em locais como a roda, difusores traseiros, entrada de ar frontal e no aerofólio. No interior, também existem pontos em vermelho, como no estofamento dos bancos e no volante.
Traseira do GWM Ora 03 GT
g1
O design da traseira é onde a GWM mostra mais criatividade e traz uma assinatura própria para o Ora 03.
Quem chama atenção é a iluminação na área do vidro traseiro. Trata-se de um detalhe pouco comum, e que dá ao Ora 03 um visual único, além de servir para reforço da luz de freio.
O mix de dianteira familiar com traseira peculiar faz o Ora 03 chamar atenção no dia a dia, mas seu visual exótico também pode afastar os clientes mais conservadores.
Ao rodar pelas ruas de São Paulo, há quem elogie o visual, enquanto outros comentam que os traços mais reconhecidos do Ora mostram alguma falta de criatividade.
GWM Ora 03 GT
Diferenças nas versões
O Ora 03 GT é uma versão melhorada do compacto da GWM, exceto pelo motor, que é o mesmo nas duas versões: com 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
Além dos detalhes visuais mais esportivos, o principal ganho da GT é uma autonomia 37,5% maior que a versão de entrada Skin.
Com a carga cheia, são 319 quilômetros de autonomia total da GT contra 232 quilômetros da Skin. São necessários 35 minutos em carregador rápido para sair de 20% e chegar aos 80% de bateria.
Apesar de ganhar 11 quilos com a bateria maior, ele continua esperto em arrancadas e ultrapassagens, como um bom elétrico deve ser.
O pacote tecnológico e de conforto também são melhores, como assentos dianteiros com massagem e ventilação, retrovisor capaz de ofuscar a luz de outros veículos, sistema de baliza autônoma e carregador de celular por indução, por exemplo.
GWM Ora 03 GT
g1
As melhorias da versão GT servem para colocá-lo em patamar de competição com o BYD Dolphin Plus, um extrato acima do Dolphin tradicional.
O motor do Ora Skin tem 45% mais potência e 27% mais torque que a versão de entrada do Dolphin, mas não tem o refino de acabamento para bater de frente com o Plus.
No comparativo, o Ora 03 tem um apelo visual mais interessante e um acerto que agrada bastante. O bom motor e a distância menor entre o assoalho e o solo transmitem uma sensação de um pequeno esportivo, algo que o Dolphin Plus não possui.
Por dentro, o Ora também tem mais partes emborrachadas que são mais confortáveis ao toque. A tela de instrumentos atrás do volante é muito maior e o retrovisor ofusca automaticamente a luz dos carros.
GWM Ora 03 GT
g1
Mas aí começam os problemas. O motor do Ora 03 impressiona em um primeiro contato, em especial quem tem menos experiência com elétricos. Mas os números ficam bem atrás aos do Dolphin Plus.
O modelo da BYD tem 204 cv de potência, contra 171 cv do Ora 03 GT. Já o torque é de 31,2 kfgm, contra 25,5 kgfm. Na rua ou estrada, estes números maiores para o Dolphin Plus garantem ultrapassagens mais seguras, por exemplo.
A autonomia do Dolphin Plus é 3,4% maior. Com bateria cheia, ele entrega 330 km, enquanto o GWM faz 319 km.
Ainda que não seja a prioridade de quem compra um hatch, a diferença de espaço entre eles também chama atenção.
O Ora 03 tem 228 litros de espaço no porta-malas, menos que um Chevrolet Onix, por exemplo, que oferece 275 litros. O bagageiro do Dolphin Plus é 51% maior, com 345 litros.
Além disso, o espaço entre-eixos, que define o conforto interno dos passageiros no banco de trás, é cinco centímetros menor no Ora 03 GT. São 2,70m no Dolphin Plus, contra 2,65m para o modelo da GWM.
Para fechar, o Dolphin Plus ainda é mais barato que o Ora 03 GT.
GWM Ora 03 GT: R$ 187 mil
BYD Dolphin Plus: R$ 184,8 mil

Quem vale mais?
O GWM Ora 03 GT é um carro divertido, tem atrativos importantes para quem gosta de carros modernos, e traz tudo o que é necessário para desfrutar da direção de um elétrico.
Mas, quem pensa em uma compra mais racional, não deve perder de vista que ele fica atrás de um rival importante em questões centrais: tem menor potência, menor autonomia, menos espaço e maior preço que o BYD Dolphin Plus.
Para um carro perto dos R$ 200 mil, alguns itens precisam de refino maior. Para os sistemas de auxílio ao motorista, o assistente de manutenção em faixa é mais intrusivo do que deveria e não permite que seja desativado.
GWM Ora 03 GT
g1
O alerta não parou de soar mesmo enquanto o piloto automático adaptativo estava ativado. Teoricamente, o carro deveria seguir centralizado, sem necessidade de ação do motorista. Auxilia, mas acaba incomodando.
Outra besteira que poderia ser mais polida é a seta. A alavanca do Ora tem dificuldades de voltar sozinha ao ponto de desligar quando a curva acaba. Uma mecânica que funciona mal em um carro com tanta tecnologia vira um contraste claro.
Por fim, há apenas uma porta USB para quem está no banco de trás. Não é raro encontrar duas ou mais em carros mais baratos, como no Volkswagen Nivus, Peugeot 2008 e, claro, o rival BYD Dolphin Plus.
É no detalhe que o BYD Dolphin Plus tem conseguido maior sucesso no mercado nacional, mesmo com um rival com mais personalidade e vontade de ser esportivo.
GWM Ora 03 GT
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