
Os candidatos Dário Berger (PSDB), Lela (PT), Marquito (PSOL), Pedrão (PP), Portanova (Avante) e Topázio (PSD) participam, na noite deste sábado (28), do debate da NDTV Record Florianópolis entre aqueles que disputam a Prefeitura da Capital. O evento ocorre a partir das 21h na NDTV Record e terá transmissão em tempo real pelo ND Play.

Debate foi realizado entre os candidatos a prefeito de Florianópolis, na noite desta quinta-feira (29), no portal ND Mais – Foto: Germano Rorato/ND
O debate da NDTV Record é um dos seis promovidos pelo Grupo ND nas principais cidades de Santa Catarina – além de Florianópolis, também haverá o enfrentamento entre os candidatos em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí e Joinville. Estão convidados os candidatos filiados a partidos com representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional.
Márcia Dutra será a mediadora no debate da NDTV Record em Florianópolis

Márcia Dutra, que no mês passado conduziu o encontro entre candidatos promovido pelo portal ND Mais, está de volta, desta vez para mediar o debate da NDTV Record Florianópolis – Foto: Germano Rorato/ND
O debate da NDTV Record de Florianópolis será conduzido pela jornalista Márcia Dutra, apresentadora do ND Notícias, profissional com 20 anos de experiência neste tipo de evento. Em agosto, ela já foi a responsável pela mediação do debate entre os candidatos de Florianópolis promovido pelo Portal ND Mais.
Formato foca nas propostas
O formato do debate da NDTV Record foi desenvolvido para garantir que a discussão seja focada nas propostas. Para isso, os candidatos têm acesso previamente aos “Desafios das Cidades”, temas elencados pelo Grupo ND como prioridades na gestão municipal.
No modelo, os candidatos se dirigem ao centro do estúdio para expor suas ideias sobre os temas propostos, a fim de garantir embates dinâmicos. Outra novidade no formato é a figura do mediador ativo, que avisa caso tenham se passado 30 segundos do tempo sem entrar no tema proposto para o debate.
Conheça as regras do debate da NDTV Record
Primeiro bloco
O primeiro bloco terá três séries de debates entre duplas discutindo temas pré-estabelecidos. A dinâmica dos blocos será a seguinte:
A apresentadora sorteia os dois candidatos. Em seguida, sorteia o tema a ser debatido.
O primeiro candidato sorteado também será o primeiro a comentar o tema.
A dupla terá seis minutos para debater o tema, sendo três minutos para cada um, divididos da seguinte forma:
- Candidato A: 1 minuto e 30 segundos
- Candidato B: 1 minuto e 30 segundos
- Candidato A: 1 minuto e 30 segundos
- Candidato B: 1 minuto e 30 segundos
Caso se passem 30 segundos de tempo de resposta e o candidato não tenha entrado no tema em debate, isso será sinalizado por meio da participação ativa da mediadora.
Após a primeira dupla, a apresentadora sorteará a dupla seguinte. Os dois sorteados anteriormente ficam de fora para que nomes sorteados não se repitam no primeiro bloco. O mesmo ocorre com os temas.
Os temas sorteados ao vivo são escolhidos com base nos assuntos considerados prioritários pelo Grupo ND, definidos dentro da agenda de temas “Os Desafios da Cidade”, divulgada previamente aos candidatos.
Segundo bloco
O segundo bloco repete a dinâmica do primeiro: confrontos entre duplas. As únicas diferenças é que serão seis rodadas, em vez de três, e os temas a serem debatidos serão de livre escolha dos candidatos.
Em cada rodada, o primeiro candidato sorteado define o tema. Terminada a terceira rodada, todos os nomes voltam para a urna para reinício da dinâmica e mais três rodadas de confrontos.
Terceiro bloco
O terceiro bloco repete a dinâmica do segundo, com seis confrontos entre duplas, com tema livre. Ao final do sexto e último confronto, os candidatos serão chamados, um a um, para um minuto e meio de considerações finais.
A ordem de fala será da esquerda para a direita, conforme o posicionamento dentro do estúdio, a ser definido por sorteio.