
A iniciativa, que começou no último dia 17 e se estende até o próximo dia 25, tem o objetivo de garantir atendimento de qualidade e reforçar o combate a doenças endêmicas nas regiões mais afastadas. Coleta de lâmina para diagnóstico de malária
Ascom Semsa / Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Oriximiná, no oeste do Pará, está promovendo uma ampla ação itinerante para levar prevenção e cuidados de saúde às comunidades: Cachoeira da Pancada, São Joaquim, São João, Araçá, Espírito Santo, Xanico e Teodomiro. A iniciativa, que começou no último dia 17 e se estende até o próximo dia 25, tem o objetivo de garantir atendimento de qualidade e reforçar o combate a doenças endêmicas nas regiões mais afastadas.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Entre os serviços ofertados estão a coleta de lâminas para diagnóstico de malária, tratamento imediato da doença, instalação de mosquiteiros impregnados, educação em saúde e a vacinação de cães e gatos contra a raiva, com a meta de imunizar 250 animais. Essas medidas são fundamentais para garantir a qualidade de vida da população e prevenir surtos de doenças.
“Levar serviços essenciais até essas comunidades é uma das nossas prioridades. A prevenção é a chave para evitarmos doenças e garantirmos bem-estar para todos”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rayane Souza.
Vacinação antirrábica em comunidade rural de Oriximiná
Ascom Semsa / Divulgação
A coordenadora de endemias, Lenise Melo, destacou que o compromisso da secretaria de Saúde é fazer com que o serviço de saúde chegue a todos. Muitas das localidades atendidas são distantes da sede do município, e essa iniciativa permite atender quem mais precisa, promovendo qualidade de vida.
Segundo o diretor de vigilância, Marcio Garcia, a ação foi pensada para atender a necessidade de assistência em saúde nas comunidades mais afastadas. “Estamos intensificando as medidas de prevenção e combate à malária, pois sabemos que essas regiões são mais vulneráveis. A instalação de mosquiteiros e o tratamento adequado vão reduzir os casos da doença”, pontuou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região