
A Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo registrou lentidão na manhã desta sexta-feira (21) após um furto de cabo de energia. De acordo com a ViaMobilidade, concessionária que opera na linha, a ocorrência no sistema de sinalização aconteceu na região de Giovanni Gronchi.
A operadora informou que o serviço está sendo operado com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Giovanni Gronchi e Santo Amaro, gerando superlotação em toda a linha.
O problema teria começado por volta das 06h08 da manhã, segundo a ViaMobilidade, mas a empresa afirmou que só às 07h52 acionou o sistema de ônibus Paese para dar suporte à operação.
Passageiros relatam superlotação
Vídeos e fotos publicados nas redes sociais durante a manhã desta sexta mostram as estações do metrô que operam na linha lotadas de passageiros. Eles relatam dificuldades para entrar nas estações e filas do lado de fora. Confira:
Devido uma falha de sinalização entre as estações Giovanni Gronchi e Santo Amaro da linha 5 lilás do Metrô a sexta-feira do paulistano começou no caos.@bomdiasaop @spsobretrilhos @metroecptm #falhanometro #linha5lilás #transtornos pic.twitter.com/7ZmfZjzUwt
— Dalton Assis (@Daltonassis) March 21, 2025
Linha 5 lilás ainda tá bem lotado.
Relatos que foi acionado o sistema PAESE de ônibus pra cobrir o trecho afetado. pic.twitter.com/8KgnBqv0sU— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) March 21, 2025
LINHA 5-LILÁS: O CAOS CONTINUA
Sistema de sinalização apresenta falha na região de Giovanni Gronchi, comprometendo toda a circulação entre essa estação e Santo Amaro.Tradução do comunicado: os trens continuam circulando, mas em velocidade de lesma, com intervalos absurdos. pic.twitter.com/bIew0UZYaO
— Via’I’Mobilidade – incompetência sobre trilhos (@viamobilidadebr) March 21, 2025
Olha aí o motivo da velocidade reduzida na linha 5 lilás!
Furto de cabos! pic.twitter.com/THQE3QvxXN— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) March 21, 2025
“Equipes técnicas estão no local para reparos e normalização da operação no menor tempo possível. A ViaMobilidade lamenta o transtorno causado aos clientes e reitera seu compromisso com a segurança e a regularidade do serviço”, declarou a empresa.