
Problemas como infestações de percevejos têm se tornado muito comuns, já que se espalham muito rápido e difíceis de eliminar. Mas, com algumas dicas caseiras, é possível se livrar desse inseto de forma fácil e eficaz.

Os percevejos são insetos minúsculos, sem asas, cujas picadas não costumam doer, mas podem causar reações na pele. – Foto: Internet/Reprodução ND
O que são percevejos
Os percevejos são considerados parasitas, pois vivem de sugar o sangue de seres humanos e de alguns outros animais.
Os percevejos mais comuns que afetam seres humanos são o Cimex lectularis (em climas de temperatura amena ou moderada) e o Cimex hemipterus (principalmente em climas tropicais).
Eles têm cor marrom-avermelhada e não possuem asas. Eles variam em tamanho de 1 a 7 milímetros. E, mesmo que passem meses sem se alimentar, ainda podem sobreviver.
Os percevejos são animais lentos, mas que se reproduzem muito rápido. Alguns podem se multiplicam a milhares dentro de 2 a 3 meses.
A picada do percevejo
Sim, eles picam. O percevejo normalmente pica a parte superior do corpo, como costas, rosto, pescoço, braços e mãos. Mas não se preocupe, a picada é indolor, mas pode causar reações na pele. Alguns sinais de que você foi picado por um percevejo são:
- Erupções na pele;
- Pequena saliência ou vermelhidão na região;
- Coceira;
- Inchaço;

O passo mais importante para aliviar a picada de percevejo é limpar a região afetada com água e sabão. – Foto: Internet/Reprodução ND
O primeiro passo para aliviar a picada de percevejo é limpar a região afetada com água e sabão. Além disso, geralmente não é necessário fazer mais nenhum tipo de tratamento específico, já que a maioria das picadas cicatriza sozinha em uma ou duas semanas.
Em casos em que o incômodo é maior, existem pomadas específicas para tratar os ferimentos.
Como identificar o inseto
Para descobrir se sua casa está sendo habitada por esse animal é preciso procurar sinais como pequenas manchas escuras (fezes de percevejos) em lençóis e colchões, ou mesmo os próprios insetos nas dobras dos tecidos ou nas bordas das camas ou sofás.

Os percevejos são achatados e se escondem em fissuras e fendas de colchões e em outras estruturas. – Foto: Internet/Reprodução ND
A coloração do inseto geralmente é marrom-avermelhada e, mesmo medindo alguns milímetros, são visíveis a olho nu.
Primeiro passo para se livrar dos percevejos
Assim que for confirmada a presença de percevejos, é recomendado fazer uma limpeza profunda nas áreas afetadas da casa.
Então, lave todas as roupas de cama, cortinas e roupas em água quente, pois as altas temperaturas são letais para esses insetos. Certifique-se também de secar os itens na secadora na temperatura mais alta possível.
Colchões e móveis devem ser muito bem aspirados, prestando atenção às costuras e fissuras onde podem se esconder. Após a faxina, jogue fora imediatamente o saco do aspirador para evitar que os percevejos voltem para sua casa.
Dicas caseiras para eliminar percevejos
Caso a faxina não seja eficaz, existem outras maneiras caseiras de eliminar o animal, algumas delas são:
Utilizar o vapor: é uma ferramenta eficaz para eliminar o animal, pois eles não suportam temperaturas acima de 50 ° C. Use uma máquina a vapor para limpar colchões, móveis e quaisquer outros cantos onde possam estar escondidos.
Congelar os objetos infestados: assim como não toleram altas temperaturas, esses insetos também não gostam do frio. Então, se você tiver itens infestados que não possa lavar, como bichinhos de pelúcia ou livros, é recomendado colocá-los em sacos selados e congele-os por pelo menos 4 dias em temperaturas abaixo de -18°C.
Utilizar inseticidas: se você decidir usar produtos químicos , escolha inseticidas específicos para percevejos e siga cuidadosamente as instruções do fabricante. Não se esqueça de ventilar bem os espaços após a aplicação.
Usar bicarbonato de sódio: acredita-se que o bicarbonato de sódio pode ajudar a desidratar os percevejos ao entrar em contato com eles. Polvilhe bicarbonato de sódio nas áreas onde você suspeita que eles estejam escondidos, como colchões, fendas e tapetes. Após alguns dias, aspire o resíduo e reaplique se necessário.
Use Diatomita (pó natural): a diatomita é um pó natural feito de restos fossilizados de algas. O pó é seguro para os humanos, mas mortal para os percevejos. Ao entrar em contato com terra diatomácea, o inseto desidrata e morre. Então, polvilhe uma camada fina nas áreas onde tendem a se esconder, como debaixo de colchões e móveis. E lembre-se, deve ser utilizada a diatomita do tipo alimentar.
Use a raiz do açafrão: a cúrcuma, a raiz do açafrão, é eficaz na eliminação de percevejos em casa devido ao seu cheiro forte. Você também pode usar plantas aromáticas como a hortelã, já que seu óleo pode ser aplicado em colchões e móveis infectados.
Cravo: outra coisa que pode ser usada é o cravo . O cravo é um repelente natural e eficaz contra o inseto e pode ser borrifado nas áreas desejadas.
Casos de infestação extrema
Caso o problema com percevejos continue, o melhor a se fazer é contratar um serviço de controle de pragas. Os especialistas possuem as ferramentas e o conhecimento necessário para erradicar a infestação com segurança e eficácia.
Outro cuidado para prevenir que o inseto entre na sua residência é evitar comprar móveis usados sem se certificar de que estão livres de pragas. Além disso, tenha cuidado ao retornar de viagens, pois eles costumam se esconder na bagagem.