
O uso das rodovias para atividades físicas exige cuidados para evitar acidentes em vias de alta velocidade. Confira dicas. Corridas e ciclismo nas estradas requer cuidados em vias de tráfego intenso
Aproveitar as margens das estradas para praticar atividades físicas, como corrida ou ciclismo, requer cuidados e muita atenção. Embora tenham espaços amplos e planos para os treinos de longos percursos, as rodovias podem trazer riscos pelo tráfego intenso de veículos em alta velocidade.
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Para se proteger contra acidentes, é importante levar em conta as dicas de segurança e saber o que diz a legislação sobre a circulação de pedestres e ciclistas nas estradas.
Um dos primeiros aspectos é entender que as rodovias não foram projetadas para estas práticas específicas, como explica Ítalo Lima, chefe da Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará.
Ele orienta que os corredores e ciclistas se preparem para utilizar estes espaços de riscos mais elevados. A atenção redobrada é um dever também dos motoristas.
“Os condutores também têm uma responsabilidade porque, no trânsito, existe aquela máxima de que os veículos de maior porte são responsáveis pelos de menor porte. E todos os demais são responsáveis pelos ciclistas e pelos pedestres. Então é um ambiente que requer consciência do esportista e também dos motoristas”, explica Ítalo.
Neste material, o g1 responde algumas perguntas sobre o que é permitido e recomendado para quem faz corridas ou ciclismo nas rodovias, conforme orientações do especialista.
🏃🏽♂️ Caminhadas ou corridas nas estradas
➡️ Em qual espaço da pista caminhar e correr?
No acostamento. Para os pedestres em vias rurais, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que a circulação deve ocorrer neste espaço, utilizado para eventuais paradas dos veículos.
➡️ Por que é mais seguro caminhar ou correr no acostamento?
Porque assim se evita a pista de rolamento, onde os carros circulam. Mesmo assim, é preciso lembrar que os riscos não são apenas de atropelamento. O fluxo de ar de uma carreta passando em alta velocidade ao lado do esportista pode levar ao desequilíbrio, por exemplo.
➡️ Para pessoas que vão em grupo, como se posicionar?
Grupos de pessoas caminhando ou correndo devem circular pelo acostamento em fila indiana, ou seja, uma pessoa atrás da outra. Desta forma, evita-se que alguma pessoa fique mais próxima da pista de rolamento.
Corredores que utilizam estradas precisam ter cuidados em vias de risco elevado
Divulgação
➡️ E se não houver acostamento?
Há duas situações. Nas pistas duplas (com duas faixas para o trânsito no mesmo sentido), os pedestres podem circular nos bordos da pista de rolamento, ou seja, no canto lateral da via. Neste caso, o pedestre tem prioridade e deve andar no mesmo sentido de circulação da via.
Nas pistas simples (com faixas para o trânsito em sentidos opostos), a circulação de pedestres é proibida quando não há acostamento.
➡️ É permitido circular no sentido contrário da via?
Existe essa possibilidade na lei para apenas um caso. Nas vias rurais sem acostamento, os pedestres podem andar em sentido contrário ao dos veículos pelas laterais da pista de rolamento. Os pedestres terão prioridade em relação aos demais. Isto não será permitido quando houver proibição sinalizada ou quando a segurança for comprometida.
➡️ É necessário algum equipamento ou acessório de segurança?
Não existe obrigação para o uso de acessórios e equipamentos. No entanto, recomenda-se usar coletes refletivos para quem escolhe correr durante a noite. Isto ajuda a aumentar a visibilidade do esportista em locais de pouca iluminação.
🚴🏽♂ Uso das bicicletas nas estradas
No caso dos ciclistas, Ítalo Lima explica que não há aplicação de multas para quem cometer as infrações, por ausência de regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran).
Porém, ele esclarece que as autoridades de trânsito podem adotar medidas administrativas durante a abordagem, podendo reter as bicicletas para garantir a segurança dos ciclistas e dos condutores na estrada.
➡️ Em qual espaço trafegar de bicicleta?
Nas ciclovias, nas ciclofaixas ou, na falta destes espaços e sinalizações, no acostamento. Para os ciclistas em vias rurais, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que a circulação deve ocorrer no acostamento, utilizado para eventuais paradas dos veículos.
➡️ Por que é mais seguro circular nas ciclovias ou no acostamento?
Porque se evita a pista de rolamento, onde os carros circulam. Mesmo assim, é preciso lembrar que os riscos não são apenas de atropelamento. O fluxo de ar de uma carreta passando em alta velocidade ao lado do ciclista pode levar ao desequilíbrio, por exemplo.
Ciclovias, ciclovias ou acostamento são espaços que devem ser utilizados pelos ciclistas nas rodovias.
Júnior Suzuki/Prefeitura de Palmas
➡️ Para pessoas que vão em grupo, como se posicionar?
Grupos de pessoas de bicicletas devem circular pelo acostamento em fila indiana, ou seja, uma pessoa atrás da outra. Desta forma, evita-se que alguma pessoa fique mais próxima da pista de rolamento.
➡️ E se não houver acostamento?
Há duas situações. Nas pistas duplas (com duas faixas para o trânsito no mesmo sentido), os ciclistas podem circular nos bordos da pista de rolamento, ou seja, no canto lateral da via. Neste caso, o ciclista tem prioridade e deve andar no mesmo sentido de circulação da via.
Isso também pode acontecer caso o acostamento exista, mas seja difícil utilizar. Estas situações incluem buracos ou vegetação muito crescida nestes espaços.
Nas pistas simples (com faixas para o trânsito em sentidos opostos), a circulação de ciclistas é proibida quando não há acostamento.
➡️ Quais são os equipamentos de segurança obrigatórios?
Para os ciclistas, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece como obrigatório o uso de campainha, sinalização noturna na dianteira, na traseira, na lateral e nos pedais, além do espelho retrovisor no lado esquerdo.
➡️ Quais são os equipamentos de segurança recomendados?
O capacete, calçado apropriado para garantir maior proteção em caso de quedas e acidentes, além do colete refletivo para melhorar a visibilidade durante a noite.
🚘 Orientação para os motoristas
➡️ Quais os cuidados ao avistar ciclistas ou corredores na estrada?
Pelo Código de Trânsito, os maiores veículos são responsáveis por proteger os mais vulneráveis no trânsito.
Assim, os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos veículos de menor porte. Os motorizados se responsabilizam pelos não motorizados. E todos, juntos, devem prezar pela segurança dos pedestres.
💡 Outras dicas
Eventos maiores com ciclistas ou corredores em estradas precisam ter autorização prévia
Reprodução/TV Gazeta
➡️ Existem períodos de maior risco?
Embora as rodovias sempre apresentem maiores riscos em comparação com as vias urbanas, alguns períodos podem ser mais perigosos para a prática de atividades físicas.
Os primeiros e últimos dias de feriados, principalmente os prolongados, costumam ter mais acidentes e motoristas que conduzem alcoolizados. Para estas situações, a recomendação é evitar as atividades nas estradas e priorizar espaços mais apropriados para os esportes.
➡️ E se eu quiser fazer um evento com muitos participantes?
É necessário ter autorização prévia para eventos de corredores ou ciclistas que precisam de um apoio logístico, como pontos de apoio para água, ou que tenham potencial para interferir no fluxo da rodovia.
Grupos que não impactam no fluxo das estradas não necessitam desta autorização. Em situações de prejuízo para a circulação ou riscos para a segurança das pessoas, a autoridade policial pode interromper o evento que não tenha sido autorizado.
No caso das rodovias federais, os organizadores precisam solicitar autorização à PRF com cerca de 30 dias de antecedência. Em caso de dúvidas, é possível buscar informações ligando para o 191 ou se dirigindo aos postos físicos da PRF.
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