Candidatos debatem sobre valores para implementar guarda municipal armada em Blumenau 

A implementação de uma guarda municipal armada foi o primeiro tema discutido no debate entre candidatos a prefeito de Blumenau, neste sábado (28), promovido pelo Grupo ND na NDTV Record. O tema sorteado pelo mediador Rodrigo Vieira foi debatido entre os candidatos Ana Paula Lima (PT) e Delegado Egidio.

Candidatos em debate na NDTV

Candidatos debatem sobre valores para implementar guarda municipal armada em Blumenau  – Foto: Larissa da Silva/NDTV

A candidata Ana Paula Lima (PT) questionou sobre os valores que seriam angariados para pagar uma guarda municipal armada e enfatizou que a cidade já está entre uma das mais seguras do país. Ela comenta que não vê necessidade em usar recursos nessa área.

“Eu acho que não é a prioridade da nossa população, até porque nós temos que exigir do governo do Estado aumentar o efetivo policial desses policiais militares que fazem um trabalho de excelência na nossa cidade, por isso que Blumenau é a segunda cidade do nosso Brasil a ter mais segurança. Segurança para mim é ter vaga na creche para as crianças, saúde e transporte coletivo adequado”.

Já o Delegado Egidio (PL) explicou sobre os recursos que seriam utilizados para montar uma guarda municipal armada. De acordo com ele com 50 agentes de segurança da Guarda Municipal, seriam necessários pouco mais de R$ 10 milhões por ano.

“Lembrando que é pra implementação, para criação de viatura, de armamento e até pro curso de formação, que seria um novo concurso público. Pra deixar muito claro, não são os atuais agentes de trânsito que  vão receber uma arma de fogo, não é possível. Isso é um novo concurso público e esses agentes passarão por várias provas e um curso de preparação lá em Florianópolis, na Academia da Polícia Civil. Então seriam muito preparados para atuar nas ruas de Blumenau”, disse.

Confira o debate do ND Mais completo com os candidatos à prefeitura de Blumenau

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.