
Começou quente e cheio de propostas o debate entre os candidatos a prefeito de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, promovido pela NDTV Record na noite deste sábado (28). Na primeira rodada do primeiro bloco os candidatos falaram sobre turismo, transporte público e mobilidade urbana.
Osmar Teixeira (PSD) foi o primeiro sorteado e escolheu Carlos Chiodini (MDB), para debater sobre turismo. Teixeira começou destacando suas propostas para a área.

Osmar Teixeira (PSD) e Carlos Chiodini (MDB) se enfrentam em debate sobre turismo – Foto: Ana Luiza/ND
“Trabalharemos para uma área de turismo não só voltado às festas, mas também investindo em aparelhos, proponho, por exemplo, a privatização do Centreventos”, Teixeira finalizou questionando o que Chiodini pensa sobre turismo para Itajaí.
Chiodini, por sua vez, começou destacando a importância do setor para a cidade, assim como a área portuária. “Buscamos a autorização do Ministério dos Portos para criar uma área anexa Centreventos com concessão público-privada”, começou.
Chiodini também destaca a criação de um centro multiúso, além de investimentos destinados à hospedagem dos turistas. Na réplica, Teixeira reforçou a privatização do Centreventos, e a crianção de uma vila açoriana, assim como Blumenau tem a vila germânica.
“Em relação ao Parque do Agricultor, nós podemos usá-lo muito além da festa do Colono”, enfatizou Osmar.
Na tréplica, por fim, Chiodini enfatiza que o turismo é investimento para que as pessoas que visitam a cidade deixem dinheiro aqui para que esse recurso seja replicado à cidade.
“Tenho conversado com o pessoal do ciclismo aqui em Itajaí para preparar uma rota ciclística, sem falar nas nossas praias, trazendo hotel de grife, para a cidade. Planejando muito e investindo na nossa cidade”, finalizou.
Transporte público em debate
Em seguida, Robison Coelho foi chamado pelo mediador, Calebe Moreno e o assunto foi transporte público. Chiodini começou expondo suas propostas para o setor, destacando a tarifa zero. “Transporte público gratuito é nosso foco na área do transporte público de Itajaí”, enfatizou Chiodini.
Robison começa dizendo que o transporte público regrediu nos últimos anos em Itajaí. “Hoje nós temos menos ônibus que há 20 anos. Hoje o transporte público não é mais adequado para pessoas que vivem em áreas afastadas”, o candidato do PL propõe rever o contrato com a atual empresa responsável.

Robison (PL) e Chiodini debatem sobre transporte público na NDTV Itajaí – Foto: Ana Luiza/ND
Quanto a tarifa zero, Robison destaca que irá avaliar essa possibilidade, mas que é necessário “responsabilidade com o eleitor”.
Na réplica, Chiodini voltou a afirmar “nós vamos implementar o transporte gratuito. Ônibus de graça e de qualidade, isso é responsabilidade com as pessoas, vamos também estudar uma reengenharia, colocando terminais em pontos mais distantes”.
Na tréplica, Robison precisou responder quais os valores ele pensa para a tarifa de ônibus do transporte público de Itajaí.
“Candidato hoje o governo que você representa entregou um transporte que é um descaso com a população. É uma irresponsabilidade e descaso com a população. Nós vamos rever o contrato com a empresa, o custo do transporte público hoje é de R$ 12 milhões. Vamos entregar um transporte de mais qualidade”, finalizou Robison.
Mobilidade urbana em debate
Osmar volta ao debate para ser indagado por Robison, o assunto é mobilidade urbana, o candidato do PL questiona os planos de Osmar para o setor.
“Em primeiro lugar temos que ter um pulso muito firme quanto a moralidade da gestão. A cidade precisa ter um prefeito sem amarras para cobrar a gestão das obras na cidade, vamos moralizar a gestão para que o prefeito esteja em cima, cobrando os prazos”, enfatiza o candidato do PSD.

Robison e Osmar em embate sobre mobilidade urbana – Foto: Ana Luiza/ND
Na réplica, Robison enfatizou que “depois de muitos anos Itajaí poderá ter um governo do mesmo partido do governador e esse alinhamento é muito importante. Nós mapeamos uma série de obras importantes para a nossa cidade, vamos cumprir a via portuária. Vamos parar de conversa fiada, vamos iniciar essas obras em parceria com os outros municípios da região, tem muitas obras importantes a serem feitas”, finaliza.
Na tréplica, Osmar voltou a enfatizar a necessidade de pulso firme. “Pela primeira vez Itajaí terá um prefeito pulso firme para cobrar o que é nosso. Itajaí precisa ser respeitada, um dos nossos planos é a Itajaí metrópole”, finalizou assim a primeira rodada do debate.