
Os novos ataques na guerra entre a Rússia e a Ucrânia tornam ainda mais urgentes as negociações para um cessar-fogo que começaram no domingo (23). Na Arábia Saudita, russos e ucranianos discutem proposta americana de cessar-fogo
Reprodução/TV Globo
Delegações da Rússia e da Ucrânia discutiram nesta segunda-feira (24), na Arábia Saudita, a proposta americana de um cessar-fogo.
Os novos ataques na guerra entre a Rússia e a Ucrânia tornam ainda mais urgentes as negociações para um cessar-fogo que começaram no domingo (23) na Arábia Saudita. Nesta segunda-feira (24), as forças ucranianas abateram quatro helicópteros da Força Aérea Russa na região de Belgorod. Mísseis russos atingiram áreas residenciais e hospitais em Sumy, na Ucrânia, e feriram mais de 70 civis.
O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, escreveu nas redes sociais que a Ucrânia luta pela paz enquanto a Rússia mostra que quer continuar com o terror. Uma fonte russa diz que as negociações diplomáticas em Riad, mediadas pelos Estados Unidos, durarão muito tempo.
Russos e ucranianos não se falam diretamente. No domingo (23), a delegação da Ucrânia em Riad se reuniu com os mediadores americanos. Nesta segunda-feira (24), foi a vez de os americanos conversarem com os russos. O ponto principal na mesa nesta segunda foi um acordo para garantir a navegação segura de navios comerciais no Mar Negro.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o consenso anterior para permitir o escoamento de grãos não foi cumprido totalmente. A Rússia se retirou daquele acordo alegando que suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes enfrentavam sérios obstáculos por causa das sanções internacionais.
Mas de trégua mesmo, ao que tudo indica, pouco se falou em território saudita. Kiev e Washington têm discutido um acordo no qual os Estados Unidos dariam segurança ao território ucraniano em troca da exploração de terras raras da Ucrânia, que contém minérios usados para fabricar eletrônicos. Nesta segunda-feira (24), na Casa Branca, Trump disse que espera uma solução para breve. Mas nenhuma trégua ainda no horizonte.
LEIA TAMBÉM
Bombardeio russo em cidade na Ucrânia deixa feridos e ministro critica Rússia por ‘declarações vazias sobre a paz’
Rússia posiciona mísseis balísticos intercontinentais em manobra militar, diz agência estatal