
A comissão organizadora da procissão Senhor dos Passos apresentou, na manhã da última terça-feira (25), na sede da CDL Florianópolis, os últimos detalhes da 259ª edição do tradicional evento religioso. A procissão está marcada para os dias 5 e 6 de abril, no Centro da Capital, e a expectativa dos organizadores é reunir mais de 80 mil pessoas nas celebrações de 2025.

Procissão Senhor dos Passos acontece em 5 e 6 de abril – Foto: Leo Munhoz/Arquivo/ND
Realizada anualmente, 15 dias antes da Páscoa, a celebração mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas da área central, em uma verdadeira manifestação da fé católica e de preservação da cultura local, pois o evento religioso é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, por decreto estadual, e Imaterial do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
“A procissão representa não apenas a continuidade de uma tradição secular, mas também o fortalecimento da fé e da união em nossa comunidade. Com o apoio de parceiros tanto da iniciativa pública quanto privada, buscamos aprimorar a infraestrutura e os serviços oferecidos durante o evento, visando acolher as mais de 80 mil pessoas esperadas este ano. Nossa missão é preservar este patrimônio cultural e espiritual, promovendo um ambiente de reflexão e solidariedade que beneficia toda a sociedade”, destaca Rita Peruchi, coordenadora do evento deste ano.
Segundo levantamentos históricos, a Procissão Senhor dos Passos já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e das homenagens ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE).
Parceria
O prefeito Topazio Neto destacou a importância da procissão Senhor dos Passos para a cidade. “A prefeitura, como grande parceira da Procissão Senhor dos Passos, se compromete a contribuir para que o evento aconteça de forma fluida, para que todos possam manifestar sua fé.”

Topazio Neto destacou a importância da procissão Senhor dos Passos para a cidade – Foto: Divulgação/ND
Imagens se encontram em frente à Catedral
No sábado, o cortejo com as imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores sai da Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade, descendo a rua Menino Deus, atravessa a avenida Mauro Ramos, segue pelas ruas Bulcão Viana e Tiradentes até a Praça XV de Novembro e Catedral Metropolitana.
No domingo à tarde, as imagens saem da catedral, o Senhor dos Passos percorre as ruas Tenente Silveira e Deodoro, passa pelo Largo da Alfândega, sobe a Praça XV de Novembro até chegar à Catedral Metropolitana, onde acontece o Sermão do Encontro, quando mãe e filho se encontram na praça em frente à igreja. Na sequência, retornam juntos para casa, percorrendo a lateral da Praça XV de Novembro, ruas Tiradentes e Bulcão Viana, avenida Mauro Ramos, subindo a rua Menino Deus, onde as imagens fazem um giro de 360 graus para se despedir da cidade e voltam para a Capela Menino Deus.

Imagens se encontram em frente a catedral na procissão Senhor dos Passos – Foto: Leo Munhoz/Arquivo/ND
Resgate da participação das mulheres
Um ponto que a Irmandade Senhor dos Passos vem buscando resgatar é a participação das mulheres junto ao cortejo, formando um cordão de proteção ao santo. “Historicamente tínhamos uma maciça participação das mulheres junto ao cortejo, com o simbolismo de proteger as imagens. Ao longo dos anos, essa tradição foi ficando majoritariamente masculina, e queremos que este ano seja um marco para que possamos voltar a ver nossas irmãs na rua”, explica Rita Peruchi.
Programação da procissão Senhor dos Passos
30/3 – Domingo
- 8h – Missa da Irmandade Senhor Jesus dos Passos
- Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)
2/4 – Quarta-feira
- 19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
3/4 – Quinta-feira
- 9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
- 19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
4/4 – Sexta-feira
- 19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
5/4 – Sábado
- 7h30 – Missa e Procissão do Carregador
- 17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
- 20h – Transladação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis
6/4 – Domingo
- 9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
- 16h – Procissão do encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis
7/4 – Segunda-feira
- 7h30 – Missa de Ação de Graças
- Local: Capela Menino Deus