
Jean Lucca, artista plástico de Sorocaba (SP), assina look inspirado na natureza e na cultura indígena, unindo customização, sustentabilidade e identidade brasileira. Desfile de moda artesanal foi realizado na quarta-feira (26). Artista levou para a passarela uma jaqueta inspirada na brasilidade
Arquivo pessoal
O artista plástico de Sorocaba (SP) Jean Lucca, de 22 anos, foi um dos participantes do primeiro desfile de moda do Artesanal Fashion Day, realizado na noite de quarta-feira (26), no Unibes Cultural, em São Paulo (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Jean Lucca levou para o desfile um look que traz, por trás de seus traços de pincel e tinta, uma história cheia de brasilidade: a amizade entre uma onça e uma indígena, figura central da obra. “A onça-pintada passou a caminhar e protegê-la a cada passo que davam pelas matas”, explicou o artista.
Com o objetivo de valorizar o artesanato, representar a brasilidade e destacar o trabalho de artesãos que apostam na produção manual e sustentável, o Artesanal Fashion Day apresentou desfiles de looks conceituais, explorando técnicas como crochê, tricô, macramê, resina, pintura em seda, patchwork e reciclagem.
Artista plástico Jean Lucca participou do primeiro desfile do Artesanal Fashion Day na quarta-feira (26)
Arquivo pessoal
A arte foi mesclada também com a natureza, trazendo elementos como a lua, o mar, a terra e a mata.
“A lua esteve presente nos detalhes brancos da customização, como as pinturas corporais feitas na jaqueta (proteção, conexão e identidade), além do contorno em volta da indígena, que simbolizou a iluminação que a lua traz nas noites. E, amarrando o significado, tivemos o amuleto de proteção no colar, retratando a lua iluminando o próximo elemento representado: o mar”, detalhou.
Jean Lucca comentou que a customização representou elementos da natureza e da cultura brasileira por meio de simbolismos marcantes:
O mar apareceu na base da arte, com um degradê do azul escuro ao claro, evocando o mistério e a profundidade do oceano;
A terra foi simbolizada por uma forma oval que envolvia a indígena e a onça, destacando o Brasil e o solo de sua aldeia;
Já as matas surgiram na proteção das espadas cruzadas diante da indígena e nos tons verdes que envolveram as mangas, reforçando a ideia da floresta como um espaço sagrado.
Jaqueta pintada pelo artista sorocabano Jean Lucca, que participou do 1º desfile do Artesanal Fashion Day
Arquivo pessoal
A arte de Jean Lucca encerrou a noite de desfiles, integrando o bloco de inovação e sustentabilidade. A apresentação abordou customização e reciclagem, trazendo um olhar visionário para o artesanato.
O artista revelou que não conseguiu segurar as lágrimas ao ver seu projeto sendo mostrado para o público: “Desenvolver esse trabalho mostrou a confiança que estavam depositando em mim”, contou, emocionado.
👨🏽🎨 O artista
Customizador e artista visual, Jean Lucca se dedica à arte desde pequeno e trabalha profissionalmente na área há quatro anos.
Ele afirma que, desde então, busca interpretar a essência única de cada pessoa por meio de suas criações. Seja em jaquetas jeans, customizações, telas ou murais, sua proposta é transmitir histórias que tornam cada indivíduo único, assim como cada pintura.
A cada obra, o artista conta sentir-se mais privilegiado e honrado por fazer parte da vida das pessoas por meio de sua arte. No Artesanal Fashion Day, ele assinou um look nas passarelas em parceria com uma marca de pinceis.
*Colaborou sob supervisão de Eric Mantuan
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM