
Foram confirmados em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, dois casos de dengue tipo 3. A doença tem quatro sorotipos distintos e este é considerado o mais virulento, com potencial de causar uma infecção mais grave.
A Prefeitura de Itajaí passou com o fumacê nos bairros São Vicente e Cidade Nova após a confirmação destes casos. O DENV-3 é uma forma mais rara da doença e muitas pessoas ainda não foram expostas a este sorotipo.

Dengue tipo 3 que circula em Itajaí e preocupa município – Foto: Getty Images/ND
O que é dengue tipo 3 que circula em Itajaí
Segundo o Ministério da Saúde, os sorotipos são variações do vírus que, apesar de serem da mesma espécie, possuem diferenças na composição antigênica. No caso da dengue, os quatro sorotipos são distintos o suficiente para que um deles não forneça imunidade contra os outros.
O DENV-3 é considerado um dos sorotipos mais virulentos da dengue, ou seja, há uma chance maior do desenvolvimento de formas mais graves da doença, ainda de acordo com o ministério.
Normalmente, a predisposição para infecções mais graves se dá ao segundo contágio por qualquer um dos sorotipos. Porém, os sorotipos 2 e 3 são frequentemente associados a manifestações mais severas.
O Ministério da Saúde explica que a introdução de um novo sorotipo em uma população previamente exposta a outros tipos pode levar a epidemias significativas. Em Itajaí, o sorotipo 2 é o predominante.

Prefeitura passa com fumacê após casos de dengue tipo 3 confirmados – Foto: Secom Itajaí/Divulgação/ND
Prefeitura faz recomendações para prevenção da doença
Conforme a prefeitura, a população possui um papel importante na prevenção da doença, com ações que eliminem os criadouros do mosquito, como esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo; limpar calhas, lajes e ralos; tampar toneis, lixeiras e caixas-d’água; colocar areia nos pratos das plantas e lavar reservatórios de água com água e sabão.
Além de operações de combate ao Aedes aegypti, o município possui a Central da Dengue, disponível 24 horas no Hospital Marieta Konder. A central atende pacientes com sintomas de dengue, febre, dor de cabeça, diarreia e outros sintomas de doenças infecciosas.

Casos de dengue tipo 3 confirmados foram em São Vicente e Ciade Nova – Foto: Secom Itajaí/Divulgação/ND
Conforme o boletim divulgado na última quarta-feira (26), o número de casos notificados de dengue na cidade é 4463, com 304 confirmados e 0 mortes.