
Indicação do novo administrador não foi enviada para Assembleia Legislativa de Pernambuco. Palácio São Miguel é a sede do governo do estado na ilha
Ana Clara Marinho/TV Globo
As exonerações e nomeações de 29 profissionais em cargos de gestão da Administração de Fernando de Noronha foram publicadas no Diário Oficial, nesta quinta (27). Segundo informações apuradas pelo g1, os atos são relativos à nova equipe do governo local e à saída de gestores que estavam em atividade.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Desde 28 de janeiro a ilha está sob o comando de uma administradora interina, Nathalie Mendonça, que assumiu a função com a saída de Thallyta Figueirôa, primeira mulher a ocupar o cargo.
Com a saída Figueirôa, a governadora Raquel Lyra (PSD) havia indicado o nome do secretário executivo de Meio Ambiente, Walber Santana, para ser analisado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
O nome do indicado precisa ser avaliado numa sabatina na Comissão de Justiça, mas na véspera da sabatina a governadora retirou a indicação e o nome do novo gestor ainda não chegou à Alepe.
A indefinição em Fernando de Noronha e as nomeações foram criticadas pelo deputado estadual Waldemar Borges (PSB), que faz parte da Comissão de Justiça.
“Essa relação de exonerações e nomeações, antes do novo gestor ser sabatinado revela o descaso com o ritual e o processo que deve ser seguido. Isso demonstra um desapreço à Alepe, que ainda vai endossar ou não o nome que será apresentado. Isso é lamentável”, declarou Waldemar Borges.
O parlamentar disse que as mudanças no quadro pessoal causam reboliço. “Não posso concordar. Fico surpreso e impressionado com a capacidade que o governo tem de promover desacertos gerenciais”, falou Borges.
O g1 procurou a administradora interina para avaliação das declarações do deputado e informações sobre as exonerações e nomeações, mas até a última atualização desta reportagem não recebeu resposta.
A assessoria de comunicação do governo de Pernambuco informou, por meio de nota, que nomeações e exonerações são atos cotidianos da administração pública.
Deputado estadual Alberto Feitosa (PL) explica processo de avaliação do administrador de Fernando de Noronha.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
a