PGR pede ao STF arquivamento de inquérito contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

PGR pede ao STF arquivamento de inquérito contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacinaRedação GPS

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou, nesta quinta-feira (27), o arquivamento do inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso que apura a inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. A manifestação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá se acata ou não o posicionamento.

No documento, Gonet argumenta que não há elementos suficientes que justifiquem a responsabilização criminal de Bolsonaro e do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ). “Diante da ausência de elementos que justifiquem a responsabilização de Jair Messias Bolsonaro e Gutemberg Reis de Oliveira pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informações (art. 313-A do Código Penal), promovo o arquivamento do inquérito no que tange a esses dois investigados”, afirmou.

Apesar da decisão favorável ao ex-presidente, o mesmo entendimento não se aplica a outros envolvidos no caso. As investigações sobre Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e sua esposa, Gabriela Cid, serão encaminhadas às instâncias inferiores, uma vez que eles não possuem foro privilegiado. O STF só mantém jurisdição sobre autoridades com prerrogativa de foro, como o ex-presidente e parlamentares em exercício.

A decisão da PGR ocorre após a Polícia Federal (PF) indiciar Bolsonaro, em março deste ano, por associação criminosa e inserção de dados falsos no sistema público. Na época, o relatório da PF apontava indícios de adulteração na carteira de vacinação do ex-presidente e de membros próximos a ele.

O arquivamento do inquérito sobre a falsificação da carteira de vacinação acontece em meio a outro processo que envolve o ex-presidente. Bolsonaro já é réu em ação no STF por suspeita de envolvimento em uma suposta trama golpista para reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022.

The post PGR pede ao STF arquivamento de inquérito contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.