
A semana que inicia o mês de abril terá chuva na maior parte do país, segundo a previsão do MetSul. A passagem de duas frentes frias vai impulsionar pancadas de diferentes intensidades em todas as regiões, com destaque para o Sul, o Sudeste e o Norte.
O Sul já começa com um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicando perigo potencial para tempestades. Também há um aviso para chuvas intensas em toda a região Norte, se estendendo para parte do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e trechos do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia).
Confira detalhes da previsão para a semana em todas as regiões do Brasil.
Sudeste
A chuva na região Sudeste será mais intensa em São Paulo, onde a instabilidade será diária, com pancadas de diferentes graus de intensidade durante as tardes.
Já no Rio de Janeiro, sul de Minas e Espírito Santo, a chuva só deve se intensificar no fim da semana, com a passagem de uma frente fria. Enquanto isso, a metade norte de Minas e grande parte do Espírito Santo terão predomínio de tempo seco.
Sul
Os sulistas devem se preparar para dias de mais instabilidade, especialmente no Paraná, onde a chuva será diária. Os maiores acumulados de chuva, entre 50 e 100 mm, são esperados para a metade norte do Rio Grande do Sul, o meio-oeste catarinense e a metade oeste do Paraná.
No Rio Grande do Sul, as precipitações serão mais fortes entre segunda-feira e o início de terça, com breve melhora antes da chuva intensa que deve cair na quarta, devido à passagem de uma nova frente fria. O tempo só volta a ficar firme na sexta.
Em Santa Catarina, o tempo estará mais seco entre terça e quarta, com estabilidade predominando a partir do fim da sexta.
Centro-Oeste
Os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso devem se preparar para chuvas moderadas no começo da semana, com perspectiva de melhora na quarta-feira.
Já Goiás e Distrito Federal podem esperar tempo seco, mas isso só até o próximo sábado, quando a passagem de outra frente fria pode se chocar com o ar quente da região e culminar em pancadas de chuva.
Norte
A região pode esperar chuva mais intensa que o restante do país, com acumulados entre 100 e 200 mm no Amazonas, Acre e nas porções norte e noroeste do Pará.
Em Rondônia, Pará e Amapá, os volumes devem ficar entre 50 e 100 mm. Já no leste do Pará e em Tocantins, a chuva seguirá irregular, com acumulados entre 20 e 50 mm.
Nordeste
No Nordeste, o tempo seco será predominante na maior parte da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e interior do Piauí. No litoral, há possibilidade de pancadas passageiras no fim da tarde.
Os maiores volumes de chuva da região, entre 50 e 75 mm, são esperados no Norte do Piauí e do Maranhão.