Depois de muita especulação, foram divulgadas novas informações sobre o trem-bala que vai conectar São Paulo e Rio de Janeiro.A operação deve ter início em 2032, com passagens custando R$ 500 por trecho. A notícia foi publicada pela revista Exame no dia 27/03.O CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, deu entrevista à revista e explicou como o projeto vai diminuir muito o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país.Até o momento, as obras estão orçadas em R$ 60 bilhões. O valor cobre a construção das linhas e estações, a compra dos trens e a instalação dos sistemas operacionais.O plano do trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio já foi discutido por muitos anos, mas ganhou novo fôlego depois que a TAV fechou um contrato com o governo federal em 2023.O acordo garantiu que a empresa tenha o direito de operar o serviço por 99 anos sem necessidade de licitação.Segundo Figueiredo, a empresa está conversando com fundos de investimento árabes, além de companhias espanholas e chinesas, para conseguir a verba necessário.Além disso, há a possibilidade de gerar uma receita extra de mais de R$ 27 bilhões com empreendimentos imobiliários nas áreas próximas às estações.Segundo o CEO da TAV, o tempo de viagem está estimado em cerca de 1 hora e 45 minutos.O tempo será muito menor em comparação com o ônibus, que hoje leva entre 5 horas e 45 minutos e 6 horas e 30 minutos, dependendo do horário e da rota escolhida.O trem poderá atingir uma velocidade de até 320 km/h, percorrendo um trajeto de 417 km que ligará o centro das duas cidades.Com essa velocidade, o trem-bala será quase tão rápido quanto o avião, que normalmente faz o percurso em pouco mais de 1 hora.Ainda não se sabe qual modelo de trem será usado, nem quais serviços e comodidades serão oferecidos aos passageiros. Por enquanto, a TAV Brasil planeja quatro estações para o trem-bala que ligará Rio e São Paulo, além de duas paradas intermediárias: uma em Volta Redonda (RJ) e outra em São José dos Campos (SP).Quem optar por viajar de uma das capitais até uma das estações intermediárias pagará R$ 250 por trecho ou R$ 500 para ida e volta.O projeto se baseia em modelos de trens-bala da Coreia do Sul e China e já foi enviado ao Ministério dos Transportes para avaliação. A empresa planeja concluir os estudos técnicos até o fim de 2026.A previsão, se não houver atrasos, é de que as obras tenham início em 2027.