Tempestade causa alagamentos e desabamento no ABC Paulista

Chuva atingiu o ABC PaulistaReprodução

Uma tempestade de forte intensidade atingiu a região do ABC Paulista nesta segunda-feira (31), provocando alagamentos, desabamento de residência e transbordamento de rios.

As cidades mais afetadas foram Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo, onde as equipes da Defesa Civil seguem atuando para minimizar os impactos.

As autoridades recomendam que a população evite áreas alagadas e redobre a atenção em regiões de risco de desabamento e transbordamento de rios.

A previsão é de que as equipes continuem monitorando a situação e prestando assistência aos afetados ao longo das próximas horas.

Mauá

Em Mauá, uma residência desabou no Jardim Zaira por volta das 14h35. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência, mas até o momento não há informações sobre vítimas.

Segundo a Defesa Civil Municipal, a chuva intensa foi acompanhada por rajadas de vento e acumulou 131 mm de precipitação nas últimas três horas.

O temporal causou diversos pontos de alagamento, queda de árvores e o extravasamento do rio Corumbé. Todas as equipes da Defesa Civil estão mobilizadas nas áreas de risco, com o acompanhamento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Santo André

minha mãe está presa na plataforma da estação Prefeito Celso Daniel da @CPTM_oficial, em Santo André, onde está tudo alagado e a Defesa Civil local não responde se vai ajudar as pessoas que estão vendo a água subir por todos os lados! ajuda, @defesacivilsp! pic.twitter.com/C5ZgYoe1oN

— efe ✨ (@efe_maciel) March 31, 2025

Em Santo André, a tempestade começou por volta das 14h, gerando alagamentos e o transbordamento do córrego Guarará e do rio Tamanduateí. A Avenida dos Estados, uma das principais vias da cidade, ficou inundada.

A precipitação acumulada nas últimas três horas foi de 81 mm. A Defesa Civil Municipal está realizando vistorias nos locais afetados e atuando para minimizar os transtornos à população.

São Bernardo do Campo

A chuva intensa causou alagamentos e transtornos para motoristas e motociclistas de São Bernardo nesta segunda-feira (31). Em alguns trechos da Avenida Kennedy, a força da água derrubou motos e dificultou a passagem dos veículos. pic.twitter.com/dojPhzNv6H

— Diário do Grande ABC (@DGABC) March 31, 2025

Já em São Bernardo do Campo, os principais registros foram de alagamentos, com a interdição da Avenida Kennedy. Até o momento, não há informações sobre vítimas ou residências atingidas.

A precipitação acumulada na cidade foi de 55 mm nas últimas três horas. Equipes da Defesa Civil Municipal seguem em campo auxiliando os moradores impactados pelos alagamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.