
O início do campeonato de futebol amador em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, foi marcado por uma grande confusão que terminou em “perseguição” dentro de campo. A equipe de arbitragem que conduzia a partida entre Zicktus Schmitz e Serafim precisou ser escoltada por seguranças e policiais após o ocorrido, registrado na tarde de domingo (30).

VÍDEO: Campeonato de futebol amador vira ‘ringue’ durante confusão com arbitragem em SC – Foto: Reprodução/ND
Segundo o relatório de arbitragem, a confusão teria iniciado após a expulsão de um jogador do Zicktus Schmitz, seguida da expulsão direta de um integrante da comissão técnica do time, que invadiu o campo e perseguiu o árbitro que apitava a partida.
Em vídeos que repercutiram nas redes sociais, é possível ver o momento em que o árbitro corre dentro de campo, tentando “despistar” o integrante da comissão técnica que o perseguia.
Durante a confusão, o árbitro chegou a acertar um soco na cabeça do homem, que caiu no gramado.
No momento do conflito, um torcedor do Zicktus invadiu o campo, mas acabou lesionando o joelho ao cair de mal jeito. Ele precisou ser atendido pela ambulância que estava no local.
Vídeos mostram confusão durante partida de futebol amador em Luiz Alves – Vídeo: Reprodução/ND
Ainda conforme o relatório, a equipe de arbitragem precisou se refugiar na “casa da mata” (termo usado no futebol para designar o local onde a equipe de arbitragem fica). Lá, eles aguardaram a chegada da Polícia Militar, sendo retirados de campo por dois seguranças e dois policiais. A partida foi finalizada com vitória do Serafim, por 2 a 1.
Secretaria irá julgar envolvidos na confusão durante futebol amador
Em nota encaminhada ao portal ND Mais, a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura de Luiz Alves se manifestou sobre o ocorrido e informou que está tomando as providências necessárias.
“O Município repudia veementemente episódios de violência e ameaças. A Secretaria de Esportes se compromete a envidar todos os esforços para prevenir a violência e agressões em futuras competições. Em conformidade com o regimento, realizaremos as reuniões pertinentes e tomaremos as ações cabíveis para garantir que fatos lamentáveis como esse não se repitam”, disse.
O secretário Ivã Rubens Guedert comunicou que uma reunião está marcada para terça-feira (1°), em que a comissão irá realizar o julgamento dos envolvidos no caso.
A equipe do Zicktus Schmitz, por meio de uma nota de repúdio, também se manifestou sobre a confusão durante a partida de futebol amador na cidade.
“O clube repudia qualquer tipo de conduta antidesportiva no futebol, dentro ou fora de campo, ou em qualquer competição esportiva. Comunicamos que estamos tomando providências internas cabíveis para que situações como essa não se repitam”.
O ND Mais também tentou contato com o integrante da comissão técnica envolvido na confusão, mas não teve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.
Outras brigas envolvendo a mesma equipe já foram registradas na cidade
A mesma equipe envolvida na confusão com a arbitragem no último domingo (30) já esteve em outras brigas registradas nas competições municipais de Luiz Alves.
Em julho de 2023, durante uma partida da semifinal entre Zicktus Schmitz e Faixa Azul, um atleta foi perseguido dentro de campo pelo mesmo integrante da comissão técnica do Zicktus. Durante um período, ele chegou a ser proibido de participar dos eventos esportivos do município.
Dois anos antes, em um dos jogos da semifinal do municipal de futsal, alguns torcedores do Zicktus danificaram a rede do ginásio em que a partida foi realizada. A partida precisou ser paralisada e só foi retomada em outro dia.