
Nove toneladas de lixo foram recolhidas de praias do Litoral Norte de Santa Catarina desde agosto deste ano. A Expedição Oceano Protegido Brasil, que também acontece no Paraná, afirma que 50% das embalagens encontradas vêm de outros países, como o Japão, por exemplo.
A expedição, liderada pela ONG Eco Local Brasil, divulgou que mais de 50 rótulos internacionais já foram encontrados e catalogados até o momento. Garrafas plásticas da Turquia, Malásia e Japão são apenas alguns dos exemplos registrados pela equipe.
“Esse dado evidencia a escala global do problema do lixo marinho, alertando para a necessidade de ações conjuntas e internacionais”, afirmou a ONG.
Lixo recolhido – Vídeo: ONG Eco Local Brasil/Divulgação/ND
Expedição em SC
A ONG visitou quatro cidades do Norte catarinense: São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Araquari e Barra Velha. Após a temporada no Estado, a equipe seguiu viagem para o Paraná, onde, até o momento, já recolheu quatro toneladas de lixo.
Os resíduos recolhidos não apenas serão eliminados do meio ambiente, mas também transformados em produtos sustentáveis, como acessórios para surf, brinquedos e mobiliário urbano. “Cada item coletado nas praias conta uma história de descaso ambiental que atravessa fronteiras, e queremos mostrar como podemos transformar esse problema em uma solução sustentável”, diz Filipe Oliveira, coordenador da ONG Eco Local Brasil.
A Expedição Oceano Protegido Brasil, liderada pela ONG Eco Local Brasil, já recolheu 9 toneladas de resíduos no Litoral Norte de SC – Vídeo: ONG Eco Local Brasil/Divulgação/ND
A ONG, fundada em 2002, já realizou mais de 400 ações realizadas ao longo dos anos e retirou mais de 182 mil quilos de resíduos das praias brasileiras.
Atualmente a expedição está na reta final no litoral do Paraná. Nesse sábado (28), a equipe seguiu para as ilhas paranaenses. Um evento com a presença da equipe do Voz dos Oceanos deu início à nova expedição que segue até a próxima segunda (30).