Santa Catarina tem alta de 63% no fluxo de passageiros internacionais em 2025

Santa Catarina tem alta de 63% no fluxo de passageiros internacionais em 2025

Em temporada aquecida, Santa Catarina registra aumento de 63% de passageiros internacionais nos dois primeiros meses de 2025 – Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Os dois primeiros meses do ano registraram 410 mil passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina, o que representa um aumento de 63% neste público, comparado ao mesmo período de 2024. O número já é equivalente a 46% de todo o movimento internacional do ano passado. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Desde 2023, o estado já cresceu 552% neste setor, colocando Santa Catarina como o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do país. Além disso, só em janeiro SC registrou movimentação recorde, com o aumento de 58% de passageiros internacionais em relação a janeiro de 2024. O percentual representa 211 mil pessoas vindas do exterior.

O mercado internacional também segue aquecido no setor de cargas. Neste primeiro bimestre foram movimentadas 1.056 toneladas, com crescimento de 46,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O número já equivale a 21,4% de toda a movimentação de cargas internacionais de 2024.

Os dois primeiros meses do ano registraram 410 mil passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina – Foto: Marco Favero/SECOM

A expectativa da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias é que neste ano os aeroportos catarinenses registrem 1,1 milhão de passageiros internacionais. O Governo do Estado trabalha para fortalecer rotas internacionais, implantadas em 2024. A primeira delas com a Copa Airlines garantiu voos diretos de Santa Catarina para a Cidade do Panamá (Panamá). Além de ser ligação direta com o Caribe, na América Central, o destino também serve de conexão com a América do Norte. Outra parceria que encurtou distâncias com o exterior foi com a companhia aérea TAP. Com ela, é possível voar direto de SC para Lisboa (Portugal).

Além disso, o Governo do Estado também já garantiu o desenvolvimento do Plano Estadual de Logística e Transportes, o PELT. A empresa para elaborar o Plano foi contratada em agosto de 2024 e tem 18 meses para concluir os serviços. O PELT foi concebido para atender à crescente demanda por transporte de cargas e pessoas, além de criar condições para atrair novos investimentos em Santa Catarina. O plano é uma prioridade estratégica para corrigir deficiências históricas na infraestrutura, incluindo o setor aeroportuário.

Voos domésticos

Entre os aeroportos o maior movimento, o primeiro foi o de Florianópolis com 1,027 milhão de passageiros, sendo 617,1 mil domésticos e 410 mil internacionais – Foto: Eduardo Valente/SECOM

Com relação à movimentação doméstica de passageiros os números também são positivos. Entre janeiro e fevereiro de 2025 foram registrados 1,1 milhão de passageiros, número 6,1% maior do que o mesmo período de 2024.

Entre os aeroportos o maior movimento, o primeiro foi o de Florianópolis com 1,027 milhão de passageiros, sendo 617,1 mil domésticos e 410 mil internacionais. Navegantes teve 375,8 mil passageiros, Chapecó teve 85,7 mil passageiros, Joinville teve 79,3 mil passageiros, Jaguaruna 17,5 mil passageiros e Correia Pinto 3,4 mil passageiros.

Sobre a movimentação de cargas, o maior movimento foi em Florianópolis com 2 mil toneladas, sendo 964,2 toneladas domésticas e 1,056 toneladas internacionais. Navegantes teve 883,5 toneladas, Joinville teve 198 toneladas toneladas, Chapecó teve 132,1 toneladas e Jaguaruna 30,2 toneladas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.