EUA em alerta máximo para tornados e tempestades severas

Estragos causados por tornado no Missouri, em março de 2025Reprodução/MISSOURI HIGHWAY PATROL

Os Estados Unidos estão sob alerta de uma onda de tornados desde a noite de quarta-feira (2), que se prolongou até a manhã desta quinta (3). As áreas de atenção em vigor são o norte do Alabama, leste do Kentucky, norte do Mississippi e centro do Tennessee, segundo o Storm Prediction Center.

Mais de 280 mil clientes estão sem energia na manhã desta quinta em Indiana, Ohio, Kentucky e Arkansas, segundo o PowerOutage.US.

O Centro de Previsão de Tempestades da NOAA, dos EUA, também colocou partes de Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee e Mississippi no mais alto risco de tempo severo com advertência de tornados e tempestades de alto potencial destrutivo.

Riscos de tornados

Mapa meteorológico mostra temporais se deslocando na região central dos EUAReprodução/Metsul

Imagem de radares meteorológicos do começo da noite de quarta, processada pela MetSul Meteorologia, mostrava uma poderosa linha de tempestades se deslocando pelas Planícies Centrais com a presença de potenciais tornados.

O país declarou uma “Situação Particularmente Perigosa” que atinge milhões de pessoas, com dezenas de alertas ativos pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS). 

Mesmo que possa haver uma tendência geral de enfraquecimento das tempestades, elas ainda podem produzir tornados com rajadas localmente prejudiciais de até aproximadamente 121 km/h e granizo de até 4 cm de diâmetro.

O governador do estado do Kentucky declarou estado de emergência antes da chegada das tempestades. Ainda na noite do dia 2 foram registrados danos pela região, incluindo uma suspeita de tornado em Nevada, Missouri, que derrubou telhados e postes de energia. 

As tempestades continuarão com ventos fortes, granizo e mais tornados previstos para o Centro-Sul e Leste norte-americano, segundo a MetSul. Chuvas intensas podem causar inundações históricas no vale do Mississippi e do Ohio, advertem os meteorologistas locais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.