
A sexta-feira (04) contará com tempo instável em grande parte do país, com alerta de ondas intensas e chuvas fortes nas costas Sul e Sudeste.
O país segue com probabilidade de chuva isolada em Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES)
Pancadas de chuva e trovoadas podem cair sobre Rio de Janeiro (RJ).
Em Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) não chove, mas há possibilidade de céu nublado.
Ondas e ressacas na região Sul
A Marinha do Brasil alertou para o risco de ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ondas que podem alcançar picos entre 2,5 m e 3,5 m.
A agitação se inicia na barra do Chuí, com a onda aumentando na sexta-feira, 4 de abril, e se estendendo durante todo o fim de semana.
O aviso oficial ressalta que o fenômeno deve perdurar até o sábado, 5 de abril, com ventos intensos e condições perigosas para os navegantes.
O avanço da frente fria na região e de uma massa de ar proveniente da Argentina e Uruguai já traz chuva e céu nublado em várias cidades, com precipitações que chegaram a 79 mm em algumas localidades.
Enquanto áreas do Oeste e Sul do Rio Grande do Sul devem registrar períodos de sol, a região Norte permanece com previsão de chuva e instabilidade, além da possibilidade de temporais isolados com ventos fortes e granizo, segundo informações da MetSul Meteorologia
Mar agitado e ventos no litoral do Sudeste
Na costa do Sudeste, os ventos se intensificam a partir da sexta-feira, 4 de abril, com a frente fria avançando pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O mar agitado já é perceptível no litoral paulista a partir do período da tarde, e os navegantes devem estar atentos à elevação das ondas, que podem variar de 1,5 m a 3,0 m.
No Rio de Janeiro e Espírito Santo, o aumento da agitação do mar acompanha a chegada da madrugada e se mantém durante os próximos dias.
Em São Paulo, uma frente fria traz forte chuva e queda acentuada na temperatura, com precipitações que podem ultrapassar 90 mm em apenas 48 horas e máximas que caem para cerca de 20°C, enquanto as mínimas podem chegar a 15°C.
As mudanças de tempo, atribuídas ao ar frio de origem polar, afetam principalmente a Grande São Paulo e regiões próximas, com risco de transtornos como enchentes e alagamentos. Fontes como o Instituto Nacional de Meteorologia e a Climatempo já haviam destacado esses impactos.
Alertas do INMET
No dia 03 de abril de 2025, a partir das 10h, e até 05 de abril de 2025, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) anunciou avisos de perigo para a ocorrência de chuvas com índices de 30 a 60 mm/h (ou 50 a 100 mm/dia) e ventos de 60 a 100 km/h, que podem provocar cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas em diversas localidades.
Um dos avisos está em vigor do dia 04/04/2025, às 00h, até 05/04/2025, às 23h59min, enquanto o outro tem duração entre 03/04/2025, às 10h, e 04/04/2025, às 10h.
As localidades afetadas estão distribuídas por diversas regiões do Sudeste e Sul. O alerta abrange áreas da Região Metropolitana de Curitiba, a grande zona paulista — incluindo o Macro Metropolitana Paulista, o Vale do Paraíba, Campinas e Itapetininga —, bem como regiões do Espírito Santo (Sul, Zona da Mata e Central), Minas Gerais (Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes), do Rio de Janeiro (Metropolitana e Baixadas) e diversas partes do estado do Rio de Janeiro, como as regiões Fluminense (Sul, Norte, Noroeste e Centro).