

Jogar produtos inadequados no vaso sanitário pode causar entupimentos sérios e até prejudicar o meio ambiente – Foto: Freepik/ND
Muitas pessoas ainda têm dúvidas ou acreditam que podem descartar diversos tipos de resíduos no vaso sanitário. Porém, jogar produtos inadequados na privada pode causar um grande problema. Saiba o que pode e o que não pode ser descartado corretamente.
O que é permitido no vaso sanitário
Agências ambientais recomendam que apenas três coisas devem ser descartadas no vaso sanitário: urina, fezes e papel higiênico, mas há excessões.
O dilema do papel higiênico no Brasil: vaso sanitário ou lixeira?

No Brasil, a maneira correta de jogar papel higiênico fora é na lixeira – Foto: Freepik/ND
Enquanto em países como Estados Unidos, Alemanha e França, jogar o papel higiênico diretamente no vaso sanitário é uma prática comum e segura devido a sistemas de esgoto modernos projetados para isso, a realidade no Brasil exige um pouco mais de cautela.
De acordo com o site Higiclear, muitas tubulações brasileiras são mais antigas ou possuem uma capacidade de vazão limitada. Nesses casos, descartar o papel higiênico no vaso sanitário pode, sim, levar a entupimentos. A opção mais segura ainda é utilizar a lixeira ao lado do vaso.
O que nunca jogar no vaso sanitário
- Lenços umedecidos (todos os tipos);
- Papel toalha, guardanapos e lenços faciais;
- Absorventes internos e externos;
- Fraldas descartáveis;
- Cotonetes;
- Fio dental;
- Preservativos;
- Band-aids;
- Luvas descartáveis;
- Máscaras faciais;
- Óleo de cozinha, gorduras e graxas;
- Medicamentos (comprimidos, cápsulas, líquidos);
- Cabelos;
- Bitucas de cigarro;
- Lentes de contato;
- Areia sanitária de gatos;
- Fezes de animais dentro de sacolas plásticas.
E os produtos de limpeza?

Produtos específicos para limpeza de vasos são seguros quando usados corretamente – Foto: Pexels/ND
Produtos específicos para limpeza de vasos sanitários, como limpadores líquidos, em gel ou pastilhas desinfetantes, podem ser usados com segurança quando aplicados conforme as instruções, pois são formulados para se diluir na água da descarga.
Porém, outros produtos de limpeza, como água sanitária, desinfetantes multiuso e limpadores de chão, nunca devem ser descartados no vaso sanitário, pois podem danificar o encanamento e prejudicar o meio ambiente.