
Será confirmado pelo Diário Oficial de Florianópolis, ainda nesta quinta-feira (3), a exoneração de Gilliard Osmar dos Santos, atualmente assessor parlamentar no gabinete do vereador Luiz Fernando Bezerra Salum (MDB).

Admissão de Gilliard dos Santos, em fevereiro de 2025 – Foto: CMF/Divulgação/ND
Gilliard é um dos 23 indiciados pela Polícia Civil no inquérito da Polícia Civil de Santa Catarina, assinado pela delegada Patrícia Cristina Fronza Vieira, que apura uma possível organização criminosa envolvida em desvios de recursos em repasses de verbas.
Gilliard dos Santos foi nomeado na Câmara de Vereadores de Florianópolis no dia 4 de fevereiro de 2025.
Segundo apurado pela Coluna Bom Dia, seu pedido de exoneração foi assinalado ainda na noite de quarta-feira (3), mas será oficializado só com a publicação do diário, ainda nesta quinta.
Segundo a investigação, publicada pelo portal ND Mais, em matéria assinada pela repórter Vivial Leal, Gilliard era apontado como “pessoa de confiança de Edmilson Pereira e de Samantha Santos Brose, uma espécie de office boy da organização criminosa”.
A investigação também revela que ele era, supostamente, o responsável por transportar dinheiro ilícito em espécie, a mando de Ed, e realizava pagamentos e depósitos bancários.
O que diz o vereador Bezerra
A Coluna Bom Dia entrou em contato com o vereador Bezerra que explicou que não sabia da situação de Gilliard e que, em seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores, também não tem relação com as investigações conduzidas pela Polícia Civil.
O vereador, ainda na noite de quarta-feira, garantiu o pedido de exoneração do assessor.
Histórico
Gilliard coleciona passagens pela prefeitura de Florianópolis e pela Câmara de Vereadores. Em 2016 era assessor técnico do Executivo, ainda sob administração de César Souza Júnior.
Em 2023 foi nomeado no gabinete do então vereador Ed Pereira, que estava sendo substituído pelo então suplente, Jefferson Backer.
O que diz o citado
A Coluna Bom Dia entrou em contato com o assessor e, até a publicação do conteúdo, não havia obtido retorno. O espaço seguirá aberto para que haja uma manifestação.