
Grupo prioritário pode se vacinar nas unidades básicas dos municípios. Segundo Ministério da Saúde, imunizante vai ficar disponível durante todo no todo. Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (7). Cidades do Alto Tietê já estão vacinando
Prefeitura de Bertioga/Divulgação
Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano já iniciaram a vacinação contra a Influenza. A campanha nacional começa nesta segunda-feira (7) em todo o país.
Santa Isabel vai iniciar a campanha nesta segunda-feira. O g1 questionou a Prefeitura de Arujá e de Salesópolis sobre a vacinação, mas não teve resposta.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O imunizante protege contra os principais vírus da gripe, como a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. A imunização pode evitar complicações que levam a internações e à morte. (Confira abaixo quem pode se vacinar)
Quem pode se vacinar
Idosos (60 anos ou mais);
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Gestantes;
Puérperas;
Pessoas com doenças crônicas;
Povos indígenas;
Quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde e da educação;
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores dos Correios;
População e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de 2025, a vacina contra a influenza vai ficar disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) de forma permanente. A meta é imunizar 90% do público-alvo.
Cidades do Alto Tietê
Arujá
Em Arujá, a vacinação começa neste sábado (05) em dois pontos estratégicos, das 8h às 12h: na Praça do Coreto, no Centro (próximo à Prefeitura) e na Praça da Juventude, no Mirante, onde fica também a sede da Secretaria Municipal de Cultura.
A vacinação continuará ao longo da semana, em diferentes locais da cidade, como nas UBSs e também nas feiras-livres.
Confira o calendário:
Domingo (6): Feira do Barreto (Avenida Armando Colângelo), das 8 às 12h
Quarta-feira (9): Feira do Mirante (Rua Serra de Pacatuba), das 8 às 12h
Quinta-feira (10): Feira-livre do Barreto (Avenida D), das 8 às 12h
Sexta-feira (11): Feira do Centro (Rua Maranhão), das 8 às 12h
Sábado (12): Feira do Jordanópolis (Alameda das Rosas), das 8 às 12h
A vacinação está disponível para toda a população e não apenas para os grupos prioritários ou com comorbidades.
Biritiba-Mirim
A Prefeitura de Biritiba-Mirim informou que a vacina contra a influenza está disponível desde o dia 2 de abril.
Os grupos prioritários podem se vacinar na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Yoneda, na Rua Nilo Peçanha; na ESF Jardim Castellano, na Estrada Municipal Vicente Castellano; na ESF Jardim dos Eucaliptos, na Marinalva da Silva Santos e no Centro de Especialidades – CSIII, na Av. Maria José de Siqueira Melo, 257.
A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A administração municipal não informou quantas pessoas já se vacinaram, pois não possui o quantitativo.
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que a vacina contra a influenza está disponível desde o dia 1º de abril. Até esta quinta-feira (3), duas mil doses estavam disponíveis.
Os grupos prioritários podem se vacinar em qualquer UBS da cidade. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e em algumas unidades até 21h. (Confira aqui a lista das unidades)
A reportagem do g1 questionou sobre quantas pessoas se vacinaram, mas não teve resposta.
Guararema
A Prefeitura de Guararema informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 1º de abril, entretanto não disse quantas doses estão disponíveis.
Os grupos prioritários podem se vacinar em todas as UBS e no Centro de Saúde de Atenção Primária (Cesap), na rua São Vicente de Paula, 110, Centro. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
A reportagem do g1 questionou quantas pessoas se vacinaram, mas não teve resposta.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 1º de abril. Neste dia, a cidade recebeu oito mil doses.
Os grupos prioritários podem se vacinar nas UBS da cidade. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
A reportagem do g1 questionou sobre quantas pessoas se vacinaram, mas até o momento não teve resposta.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 29 de março. Nesta semana, a cidade recebeu 30 mil doses do imunizante.
Os grupos prioritários podem se vacinar em todas as UBS e unidades do Programa Saúde da Família (PSF). A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e em algumas UBS até 18h30. (Confira aqui).
Além das vacinações nas UBS, é possível se vacinar no drive-thru no Pró-Hiper, que fica na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, no Mogilar. Esta ação acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h, até o final do mês de abril.
Segundo a prefeitura, mais de sete mil pessoas tomaram a vacina até esta quinta-feira (3).
Poá
A Prefeitura de Poá informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 3 de abril. Até o momento, a prefeitura não disse quantas doses estão disponibilizadas para o público-alvo.
Os grupos prioritários podem se vacinar em qualquer UBS. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.
No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento original com foto, CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.
A reportagem do g1 questionou sobre quantas pessoas se vacinaram, mas até o momento não teve resposta.
Suzano
A Prefeitura de Suzano informou que a vacina contra a influenza está disponível desde 1º abril. A cidade recebeu 28 mil doses do imunizante neste dia.
Os grupos prioritários podem se vacinar nas UBS da cidade. A vacinação ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. (Confira a lista dos postos de saúde aqui)
No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cardeneta de vacinação.
Segundo a prefeitura, até o início desta quinta-feira (03/04), 1.131 pessoas se vacinaram.
Campanha de vacinação da gripe começa neste sábado em Mogi das Cruzes
Veja tudo sobre o Alto Tietê