Miados noturnos: saiba o que seu gato está tentando te dizer

Você sabia que o miado noturno pode sinalizar uma necessidade, como fome, sede ou solidão? Saiba quais as causas mais comuns dos miados durante o período da noite e como acalmar seu gato.

A imagem mostra dois gatos um com um semblante desanimado e outro mostrando que gatos podem ter miados.

Na maioria das vezes, gatos miam apenas porque estão solitários. – Foto: Internet/Reprodução ND

Mas afinal, qual o motivo do miado noturno?

Os miados durante a noite podem surgir por vários motivos. Pode ser que ele queira um petisco. Outras vezes, seu amigo peludo pode precisar que você reponha sua comida ou água. Mas existem outros motivos para a inquietação do bichano.

Ele pode estar se sentindo mal: se seu pet está doente ou sofre de alguma condição de saúde como hipertensão, hipertireoidismo e cistite, pode ser que ele esteja miando por conta da angústia ou dor.

Animais idosos também podem apresentar declínio cognitivo, semelhante ao o que acontece com a demência em pessoas. Nesse caso, o gato pode ficar confuso ou se sentir inseguro quando deixado sozinho.

O animal no cio: uma gata no cio ou um gato macho podem miar pois estão procurando uma parceira. Os gatos atingem a maturidade sexual por volta dos quatro meses de idade, ou seja, mesmo relativamente jovem pode estar procurando uma companheira durante a madrugada.

Seu felino pode estar solitário: eles podem ser mais sociáveis ​​do que muitos donos de animais de estimação. Quando você sai para o trabalho ou quando outras pessoas vêm, isso pode fazer com que se sintam sozinhos e abandonados. Esses gatos geralmente fazem barulho para chamar a atenção de seus donos.

Ele pode estar doente: antes de tentar qualquer dica para acalmar o felino, lembre-se de levar seu gato ao veterinário. Assim como bebês, os gatos podem estar chamando atenção devido a doenças ou dor.

Dicas para diminuir os miados

Agora, se você descartou problemas de saúde, existem algumas dicas para impedir que os miados ocorram no período noturno.

A imagem mostra um gato cabisbaixo e outro miando.

Um dos motivos mais comuns para o choro de um gato é que ele está com fome ou sede. – Foto: Internet/Reprodução ND

Reinicie o relógio biológico do animal: ele pode estar miando para chamar atenção, mas ele também pode estar miando pois tem seus dias e noites completamente invertidos. Então, você pode tentar redefinir seu relógio biológico acostumando-o a ficar acordado durante o dia e dormir quando anoitece.

Fome ou sede: um dos motivos mais comuns para o choro é que ele está com fome ou sede. Certifique-se de alimentar o bichando com bastante comida boa e fornecer água fresca para beber todos os dias.

A imagem mostra um gato tomando água.

A hidratação é essencial para os gatos. – Foto: Freepik/Repordução ND

Limpe a caixa de areia antes de dormir: eles geralmente miam quando precisam fazer as necessidades e não podem. Esses animais são conhecidos por serem muito perfeccionistas e podem não querer usar uma caixa de areia suja.

Brinque com o ele antes de dormir: a maioria dos animais adora brincar e, para dormirem bem, precisam gastar energia, se não podem ficar sem sono e aproveitar para tirar o seu também.

A imagem mostra um gato passeando com guia em um gramado.

Gatos precisam gastar energia para dormirem bem- Foto: Internet/Reprodução ND

Use luzes noturnas em sua casa:  animais idosos geralmente apresentam perda de visão ou declínio cognitivo. É recomendado ter luzes noturnas pela casa para que eles possam ver mais profundamente nas sombras e saber que estão seguros.

Verifique se há luzes ou sons que possam perturbar seu animal de estimação: alguns animais têm sono leve. Qualquer barulho alto, talvez até mesmo um despertador, pode acordá-los.

Se persistir o miado, procure um veterinário

Na maioria das vezes, no entanto, os felinos miam por conta de problemas médicos ou comportamentais. Se o seu veterinário não detectar nenhum problema, considere que seu animal pode precisar de um pouco mais de atenção ou de alguns brinquedos novos para ocupar sua mente durante o dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.