![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/chuva-preta-atingiu-cidades-do-rs-e-do-uruguai-fenomeno-vai-atingir-sc-nos-proximos-dias.jpg)
Vídeos que circulam na internet impressionam registros de chuva preta em diversas cidades do Rio Grande do Sul e do Uruguai, na última terça-feira (10). Conforme a Epagri/Ciram, a água escura pode atingir Santa Catarina nos próximos dias.
![Baldes cheio de água escura devido a chuva preta no Rio Grande do Sul Baldes ficaram cheios de água escura devido a chuva preta no Rio Grande do Sul](https://static.ndmais.com.br/2024/09/chuva-preta-atingiu-cidades-do-rs-e-do-uruguai-fenomeno-vai-atingir-sc-nos-proximos-dias-800x467.jpg)
Chuva preta atingiu cidades do RS e do Uruguai; fenômeno deve chegar ao estado catarinense nos próximos dias – Foto: Internet/Reprodução/ND
Cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte, relataram a ocorrência de chuva preta. De acordo com o Climatempo, o fenômeno também foi observado em cidades do norte do Uruguai, como Cerro Largo e Rocha.
Informações divulgadas pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) apontam que a fuligem da fumaça das queimadas se misturou com as gotas de chuva, causando a colocação escura.
Chuva preta pode atingir SC na sexta-feira
A Epagri/Ciram diz que a previsão indica chuva para esta quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13). As chuvas podem resultar na repetição do fenômeno em várias partes dos três estados do Sul.
Com a aproximação de uma nova frente fria nesta semana em Santa Catarina, o fenômeno pode atingir o estado nesta sexta-feira (13). Ainda conforme a Epagri/Ciram, o tempo vai mudar a partir de quinta-feira (12), devido às chuvas isoladas nas regiões do Planalto Sul e Litoral Sul.
Na sexta-feira (13), o temporal deve se expandir em SC e permanecer durante o fim de semana. As chuvas vão se misturar com as fuligens do “corredor de fumaça” vindo da Amazônia favorecendo a ocorrência da chuva preta no Estado.
Fenômeno pode afetar saúde e prejudicar meio-ambiente
Com o deslocamento das frentes frias e a previsão de continuidade das queimadas, a situação exige mais atenção. Autoridades de saúde pública e moradores devem ficar atentos para redobrar os cuidados com a saúde.
A fuligem que contamina a chuva também pode prejudicar o meio ambiente, afetando plantações, corpos d’água e a fauna local.
Vídeo mostra chuva preta em cidade no Uruguai
Como se proteger da fuligem?
- Mantenha os ambientes arejados e use vaporizadores ou recipientes com água para umidificar o ar.
- Consuma bastante líquido, especialmente água, para manter a hidratação.
- Evite exercícios físicos entre 10h e 16h, quando o ar está mais seco.
- Lave regularmente tapetes, cortinas e roupas que possam acumular poeira, fungos e mofo.
- Coloque uma bacia de água no ambiente para ajudar a evitar o ressecamento da mucosa respiratória e aliviar desconfortos em crises alérgicas.