
O acidente no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na tarde deste domingo (6), deixou rastros de destruição pelo trecho do km 233 da BR-101 em Santa Catarina. Um caminhão carregado de etanol tombou na rodovia, explodiu e, com o líquido inflamável escorrendo pela estrada, espalhou o fogo por todo o local. O resultado foram 28 veículos incendiados, além de cinco feridos e quatro hospitalizados.

Acidente no Morro dos Cavalos deixou 28 veículos incendiados e quatro pessoas hospitalizadas – Foto: Alana Linhar/ND
O acidente ocorreu por volta das 13h40 de domingo, no quilômetro 233,7 da BR-101. Ambos os sentidos da via foram bloqueados, visto que o caminhão tombou no sentido sul, em direção ao Rio Grande do Sul, e o incêndio atingiu carros no sentido norte, em direção ao Paraná.
O fogo foi parcialmente controlado pelos bombeiros por volta das 15h. No entanto, o trabalho da corporação para destombar o caminhão e removê-lo da pista só foi concluído na madrugada para segunda-feira, visto que 22 mil litros de etanol permaneciam no tanque e o cuidado precisou ser redobrado.
O motorista da carreta, de 31 anos, teve 30% do corpo queimado. A namorada dele, de 26 anos, também estava no veículo e teve 20% do corpo atingido. Ambos apresentaram queimaduras de segundo e terceiro grau. Eles foram levados à UPA Pinheira conscientes e estáveis. Outras duas vítimas também foram hospitalizadas com queimaduras e inalação de fumaça.
Veja vídeo do momento do acidente no Morro dos Cavalos:
Vídeo flagra instante em que caminhão-tanque tomba no Morro dos Cavalos e chamas se alastram – Vídeo: Reprodução/Arteris/ND
A PRF iniciou a retirada dos veículos incendiados por volta das 17h15. Os condutores foram liberados após a assinatura de um protocolo.
Veículos incendiados foram removidos pela Polícia Rodoviária Federal – Vídeo: Alana Linhar/ND