
Jair Renan Bolsonaro (PL) apresentou moção de repúdio contra Lula (PT) na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, no último dia 4. O ato ocorre dias após a Câmara de Vereadores de Itajaí tornar o presidente “persona non grata”.

Moção de repúdio deve ser votada nesta terça-feira (8), em Balneário Camboriú – Foto: @bolsonaro_jr/Agência Brasil/ND
Renan é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi o vereador mais votado da cidade catarinense.
Segundo o vereador, Lula “tem demonstrado desrespeito ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e adotado posturas alinhadas a regimes ditatoriais e grupos extremistas. A crise econômica também se agravou sob sua gestão, com o descontrole fiscal e o aumento da inflação impactando negativamente o poder de compra dos brasileiros”.
Pesca da tainha
O documento apresenta como justificativa, ainda, tomadas de decisão do governo federal relacionadas à safra da tainha. Neste ano, haverá cotas para a pesca da tainha artesanal no Sul e no Sudeste do Brasil.

Safra de 2025 terá algumas alterações divulgadas pelo Governo Federal – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú
A portaria publicada pelo MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e o MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) em 28 de fevereiro estabelece que o limite de captura total da espécie é de 6.795 toneladas em 2025. Em Santa Catarina, o limite será de 1.100 toneladas para as modalidades de arrasto de praia.
Segundo o governo federal, o número foi definido com base na avaliação de estoque mais recente, de 2023. A medida tem por objetivo preservar a pesca sustentável e evitar que a tainha entre para a lista de espécies ameaçadas de extinção.
“Tal restrição impacta diretamente cidades como Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí e Bombinhas, entre outras, prejudicando a economia local e ferindo o direito dos pescadores”, cita a justificativa da moção.
Cuba, Venezuela e Hamas citados
No texto da moção, o filho de Bolsonaro critica a relação do presidente com países latino-americanos e africanos. Além disso, afirma que Lula é condescendente com o grupo Hamas.
“O governo federal tem manifestado apoio a regimes ditatoriais e autocratas, como os governos da Venezuela, Cuba, Nicarágua, e às lideranças da República Democrática do Congo e da Etiópia, além de demonstrar condescendência com grupos terroristas como o Hamas”.
Moção de repúdio contra Lula na Câmara de Balneário Camboriú

Jair Renan foi eleito vereador mais votado em Balneário Camboriú e apresentou moção de repúdio contra Lula – Foto: Redes Sociais/ Reprodução/ ND
No costume legislativo, a moção é uma espécie de requerimento que visa expressar a manifestação da Casa Legislativa em razão de um fato.
Conforme o regimento interno da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, é possível registrar moções de aplauso, apoio, apelo, congratulações, pesar e de repúdio, como a assinada por Jair Renan.
Segundo a tramitação da casa legislativa, a Moção de Repúdio n.º 123/2025 entrará em pauta na sessão que ocorrerá nesta terça-feira (8), a partir das 18h30. Cabe aos vereadores votarem contra ou à favor da proposição.
“O município de Balneário Camboriú não pode compactuar com este cenário de afronta às tradições culturais, descaso com a economia local e apoio a regimes antidemocráticos enquanto antagoniza o governo do estado”, aponta o parágrafo final o documento.