
Um filhote de toninha, espécie de golfinho ameaçada de extinção, foi encontrado morto na praia Grande, em São Francisco do Sul (SC), no último sábado (5). O registro foi feito pela equipe do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), em um dos trechos monitorados pela Univille.
De acordo com o relatório técnico, o animal, um macho com 3,5 kg, estava em avançado estado de decomposição, apresentando marcas lineares na região da cabeça e da nadadeira dorsal. A suspeita é de que ele tenha morrido por afogamento, após captura acidental em redes de pesca.
Durante a necropsia, realizada por veterinários e técnicos do projeto, foram coletadas amostras biológicas para exames complementares.
Praia onde filhote de toninha foi encontrado morto em São Francisco do Sul – Vídeo: PMP-BS/Divulgação/ND
Conheça mais sobre a toninha
A toninha é uma das menores espécies de golfinhos do mundo e vive em zonas costeiras e estuários. Muito tímida, raramente salta fora da água. Nascem com cerca de 70 cm e podem atingir até 1,80 metro na fase adulta.

Toninha é uma das menores espécies de golfinho – Foto: PMP BS Univille/Divulgação/ND
Espécie em risco
Segundo o projeto Toninhas do Brasil, a principal ameaça à espécie é o emalhe em redes de pesca — que resulta em asfixia após os animais ficarem presos. A sobreposição entre as áreas de pesca e de ocorrência das toninhas é apontada como o maior problema.
Desde 2014, a toninha é considerada “criticamente em perigo” na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. No cenário global, é classificada como “vulnerável”, de acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
O PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, relacionado à produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, atividade operada pela Petrobras.