A má circulação sanguínea pode provocar dor nas pernas, que ficam inchadas e significam um incômodo. Dez dicas para o dia a dia podem ajudar a aliviar o problema.
O médico João Migowski explica como se configura o problema de circulação ruim e os fatores que aumentam o risco de desenvolver esse quadro.
– Quando a gente vai falar sobre circulação, a gente tem de falar sobre os nossos rins, que são os órgãos responsáveis pela regulação do equilíbrio de líquidos e de diversos outros nutrientes do nosso corpo. Quando os rins não funcionam, a circulação sanguínea das pernas acaba afetada, fazendo com que haja, por exemplo, uma retenção de líquido. Então, quando o rim não funciona, esse líquido que deveria sair pela urina acaba sendo retido, acaba ficando acumulado nas pernas, nos tornozelos, gerando prejuízo para a circulação – inicia o médico.
– Além dos rins, a gente tem de falar sobre outros fatores que podem aumentar o risco de má circulação, fatores que estão relacionados a problemas circulatórios e a dores nas pernas que nós precisamos controlar para que o tratamento da má circulação seja bem-sucedido. São fatores que lesionam, que danificam os nossos vasos sanguíneos. Por exemplo: pressão alta, sedentarismo, obesidade, tabagismo, dieta inadequada e doenças crônicas – acrescenta.
Para melhorar o quadro, o médico dá dez dicas para ajudar a combater a circulação ruim e a aliviar a dor nas pernas. É necessário cuidar da alimentação e praticar atividade física, por exemplo.
Dicas para melhorar a circulação: adeus, dor nas pernas
- atividade física
- alongamento
- elevação das pernas
- não ficar sentado ou em pé por muito tempo
- manter peso saudável
- hidratação adequada
- alimentação saudável
- não fumar
- usar roupas confortáveis
- massagem
Assista ao vídeo para saber mais detalhes sobre circulação ruim e como essas dicas podem ajudar a se livrar da dor nas pernas.
* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.