![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/sete-novos-tipos-de-biblia.jpg)
Sete novos tipos de Bíblia serão lançados mundialmente neste mês. Esses tipos abrangem desde a língua de sinais italiana até livros da Bíblia, como Mateus e Marcos, por exemplo, escritos em vários idiomas.
Já no idioma Rutoro, em Uganda, muitas das traduções existentes da Bíblia nestas línguas omitem o nome de Deus.
Já o Lhukonzo é falado por pelo menos um milhão de pessoas. Atualmente, 324 pessoas servem em seis congregações na língua Lhukonzo, em Uganda.
![na imagem aparece a bíblia aberta em uma página pronta para ser lida na imagem aparece a bíblia aberta em uma página pronta para ser lida](https://static.ndmais.com.br/2024/10/sete-novos-tipos-de-biblia-800x495.jpg)
Novos tipos de Bíblia sagrada serão lançados neste mês – Foto: Freepik/ND
Veja os novos tipos de Bíblia que serão lançados pelo mundo
Língua de Sinais Italiana
Em 1º de setembro de 2024, o irmão Massimiliano Bricconi, membro da Comissão de Filial da Itália, lançou a Tradução do Novo Mundo completa das Escrituras Sagradas em Língua de Sinais Italiana.
O lançamento foi anunciado para um público de 854 pessoas reunidas para a campanha “Declarar as Boas Novas!” de 2024. A Bíblia foi disponibilizada para download no site jw.org.
Esta é a primeira tradução completa da Bíblia produzida em língua de sinais italiana.
Rutoro
No dia 6 de setembro de 2024, Frederick Nyende, membro da Comissão de Filial de Uganda, lançou os livros bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João em Rutoro. O anúncio foi feito durante o evento “Declare as Boas Novas!” de 2024! Convenção Regional em Hoima, Uganda.
Estima-se que 2,2 milhões de pessoas em Uganda falem Rutoro ou a língua relacionada Runyoro. Muitas das traduções existentes da Bíblia nestas línguas omitem o nome de Deus.
Uigur (árabe) e Uigur (cirílico)
Em 8 de setembro deste ano, o lançamento do livro de Mateus nas escritas uigure (árabe) e uigure (cirílico) foi anunciado em uma reunião especial realizada na filial do Cazaquistão em Almaty, Cazaquistão.
Muitas traduções da Bíblia disponíveis nas escritas uigure (árabe) e uigure (cirílico) usam linguagem arcaica, o que torna o texto mais difícil de compreender para muitos leitores.
![na foto fiéis aplaudem os tipos de bíblia durante culto na foto fiéis aplaudem os tipos de bíblia durante culto](https://static.ndmais.com.br/2024/10/novos-tipos-de-biblia-1-800x407.jpg)
Fiéis aplaudindo os novos tipos de Bíblia – Foto: Reprodução
A maioria dos cerca de 11 milhões de pessoas que falam uigur hoje vive na Ásia. No entanto, também existem indivíduos que falam uigure na África, Europa e América do Norte.
Lhukonzo
Em 13 de setembro deste ano, o membro da Comissão de Filial de Uganda, Moses Oundo, lançou os livros bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João em Lhukonzo.
O Lhukonzo é falado por pelo menos um milhão de pessoas em Uganda. Atualmente, 324 pessoas servem em seis congregações na língua Lhukonzo.
Inglês da Libéria
Em 15 de setembro deste ano, o irmão Jethro Barclay, membro da Comissão de Filial da Libéria, lançou os livros bíblicos de Mateus e Marcos em inglês da Libéria.
O lançamento ocorreu durante um programa especial originado de um Salão de Assembleias em Johnsonville, na Libéria.
Os livros bíblicos individuais em inglês da Libéria existem em formato de áudio. Embora o inglês seja a língua oficial da Libéria, estima-se que 1,6 milhão de pessoas falem inglês liberiano.
Náuatle (Guerrero)
Em 20 de setembro de 2024, o membro da Comissão de Filial da América Central, Lázaro González, lançou os livros bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João em Nahuatl (Guerrero) durante o primeiro dia da campanha “Declarar as Boas Novas! ”
Cerca de 250 mil pessoas no México falam Nahuatl (Guerrero). A primeira congregação de língua Nahuatl (Guerrero) foi formada em 1987.