Dragagem no rio Itajaí-Açu busca prevenir cheias e impulsionar economia portuária

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou na última terça-feira (01) a Ordem de Serviço para serem elaborados o projeto executivo e os estudos ambientais para dragagem no rio Itajaí-Açu, entre os portos de Itajaí e Navegantes, Litoral Norte catarinense.

Conforme o Governo do Estado, este é um passo para a prevenção de enchentes e recuperação econômica do Complexo Portuário de Itajaí.

Governador Jorginho Mello assinando documento

dragagem rio itajaí-açu – Foto: Roberto Zacarias/ Secom SC

Investimento inicial de dragagem no rio Itajaí-Açu é de R$ 820 mil

Com um investimento de R$ 820 mil, via Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), o objetivo seria viabilizar a manutenção e execução, com batimetria, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos Terminais de Uso Privado (TUPs) e estaleiros no rio.

“A recuperação deste trecho do rio Itajaí-Açu vai ajudar na prevenção e combate às enchentes que atingem a região. Mas também é uma obra que ajuda a recuperar a atividade dos terminais e estaleiros que atuam nesta área e que enfrentam dificuldades por conta da falta de dragagem”, afirma o governador Jorginho Mello.

Rio Itajaí-Açu

Rio Itajaí-Açu, entre os portos de Itajaí e Navegantes – Foto: Marcos Porto/Prefeitura de Itajaí

Empresa vencedora terá 150 dias para concluir trabalhos

De acordo com o Governo de SC, a empresa vencedora da licitação, Acquaplan – Tecnologia e Consultoria Ambiental, terá 150 dias para concluir os trabalhos que envolvem a atualização e adequação de levantamentos hidrográficos e o projeto executivo para dragagem do canal ao montante do Porto de Itajaí.

“Este projeto determinará o que efetivamente precisa ser feito, qual o volume de dragagem nesta área, por exemplo, e a partir destas informações o estado terá informações sobre quais outros investimentos serão necessários para que as empresas que atuam na área possam se desenvolver e diminuir os riscos que a população enfrenta a cada período de fortes chuvas”, explica o secretário da SPAF, Ivan Amaral.

Segundo estudos da Defesa Civil, o aprofundamento do canal deve gerar uma melhoria no rio Itajaí-Açu e reduzir os efeitos das cheias e inundações na região, beneficiando municípios e a atividade portuária.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.