![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/motociclistas-em-florianopolis-germano-rorato-22-08-2024-4722-0948-scaled.jpg)
Conforme adiantado pela Coluna Bom Dia, ainda em agosto, está em curso um projeto para fazer uma profunda varredura na situação das motocicletas que circulam pela Grande Florianópolis.
![Motos da Grande Florianópolis: atualmente são 126 mil na Grande Florianópolis Motos na Grande Florianópolis estão na mira das autoridades da região](https://static.ndmais.com.br/2024/08/motociclistas-em-florianopolis-germano-rorato-22-08-2024-4722-0948-800x533.jpg)
Motos no Centro de Florianópolis – Foto: Germano Rorato/ND
Uma reunião está marcada para o dia 1º de outubro para alinhar algumas diretrizes. O encontro prevê a presença da Polícia Militar e Rodoviária; Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Samu.
Entre os cenários previstos na pauta estão o crescimento no número dos veículos, sobretudo, nos últimos 5 anos; o custo da saúde diante da recorrência dos acidentes, bem como as ocorrências e irregularidades envolvendo habilitação, documento e alterações do veículo.
A proposta é a realização de blitz itinerantes, campanhas de conscientização, além de uma série de ações integradas.
Uma delas é aumentar o investimento e o estudo para pistas exclusivas para motos na região; a instalação de câmeras em alguns semáforos; aplicação do bafômetro independente do momento do dia e, por último, aplicar penas que vão além dos custos e infrações de trânsito, que foque na educação e no aprendizado e não “só” no bolso.
As deliberações ainda serão ajustadas, mas trata-se de um importante movimento em busca de ordem.