![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/carro-desmanchado-1.png)
Mais um homem foi preso por vender peças roubadas em Santa Catarina. Desta vez, a PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina) fiscalizou uma loja automotiva em Palhoça, na Grande Florianópolis, e identificou que o estabelecimento comercializava partes de quatro veículos roubados. A ação ocorreu nesta quarta-feira (2) e o dono da loja foi preso em flagrante.
![Agentes encontraram peças roubadas de quatro veículos em loja automotiva em Palhoça Agentes encontraram peças roubadas de quatro veículos em loja automotiva em Palhoça](https://static.ndmais.com.br/2024/10/apreensao-pecas-roubadas-palhoca-800x467.png)
Agentes encontraram peças roubadas de quatro veículos em loja automotiva em Palhoça – Foto: PCSC/Reprodução/ND
Segundo a DFRV/DEIC (Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais), parte das peças roubadas pertenciam a um veículo com restrição de furto/roubo oriundo do Rio Grande do Sul. As demais não foram prontamente identificadas por estarem com as numerações suprimidas e devem ser enviadas à perícia laboratorial.
A ação ocorreu no âmbito da Operação 311 e contou com apoio de agentes da Polícia Científica, da Guarda Municipal de Palhoça e do Detran/SC (Departamento Estadual de Trânsito).
![Ação ocorreu em conjunto com agentes de outras instituições Ação ocorreu em conjunto com agentes de outras instituições](https://static.ndmais.com.br/2024/10/agentes-operacao-311-800x467.png)
Ação ocorreu em conjunto com agentes de outras instituições – Foto: PCSC/Reprodução/ND
Mais de 40 presos e R$ 300 mil apreendidos na operação
A Operação 311 foi deflagrada em 2022 pela Polícia Civil, por meio da DFRV/DEIC, para coibir o comércio ilegal de peças automotivas em Santa Catarina. Mais de 40 empresários em 13 cidades catarinenses já foram presos no âmbito da operação.
Além das prisões, pelo menos R$ 300 mil em peças roubadas já foram apreendidos até o momento, com mais de 50 estabelecimentos fiscalizados.
A maior apreensão da operação ocorreu no início de agosto, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, quando peças de 48 veículos roubados foram encontradas em um estabelecimento da cidade.
![Operação 311 atua desde 2022 para coibir comércio ilegal de autopeças obtidas através de furtos e roubos Operação 311 atua desde 2022 para coibir comércio ilegal de autopeças obtidas através de furtos e roubos](https://static.ndmais.com.br/2024/08/carro-desmanchado-1-800x360.png)
Operação 311 atua desde 2022 para coibir comércio ilegal de autopeças obtidas através de furtos e roubos – Foto: PCSC/Reprodução/ND
Operação 311 busca combater venda de peças roubadas de veículos
A investigação foi batizada em alusão ao artigo 311 do Código Penal, que qualifica o crime de “adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento”. A pena é de três a seis anos de prisão, além de multa.
A polícia incentiva a população a contribuir com as investigações por meio de denúncias, que podem ser realizadas através do site da Polícia Civil, pelo WhatsApp no número (48) 98844-0011 ou pelo telefone 181.