
A grande maioria das pessoas acha que beber água engarrafada é melhor do que beber água da torneira devido à qualidade. No entanto, uma equipe de cientistas contestou essa afirmação.
Pesquisadores da Weill Cornell Medicine, no Catar, publicaram um estudo na revista científica BMJ Global Health onde enfatizam a necessidade de cuidado ao beber água engarrafada.
“Quase dois bilhões de pessoas em todo o mundo com acesso limitado ou inexistente à água potável dependem da água engarrafada. Para essas pessoas, a questão não se coloca. Mas, para o restante de nós, é em grande parte uma questão de conveniência e uma crença inabalável (auxiliada e incentivada pelo marketing industrial) de que a água engarrafada é mais segura e, muitas vezes, mais saudável do que a água da torneira. Mas esse não é o caso”, afirmam os especialistas.

agua-engarrafada – Foto: Freepik/ND
Água da torneira faz mal mesmo?
Os pesquisadores da Weill Cornell Medicine apontam que entre 10 e 78% da água engarrafada contém alguma substância contaminante. Isso inclui microplásticos, ftalatos e bisfenol A são as substâncias que vêm diretamente de garrafas plásticas nas quais a água mineral é vendida.
Por outro lado, os especialistas destacam que do ponto de vista ambiental é mais aconselhável beber água da torneira.
“A dependência da água engarrafada acarreta custos significativos para a saúde, a economia e o meio ambiente, o que exige uma reavaliação urgente de seu uso generalizado”, afirmam os pesquisadores.