![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/filme-whera-tupa-e-o-fogo-sagrado.png)
Laguna recebe a partir desta segunda (07) o Festival de Cinema Ambiental, o Ecocine, com uma seleção de 21 filmes de diversos países, além de rodas de conversas, oficinas, minicursos e muito mais atividades.
A programação é totalmente gratuita e segue até o dia 11. Para o primeiro dia, a maratona começará pela manhã e se estenderá até a noite em vários locais. Confira todo os horários e locais das sessões de filmes e as demais atividades no site do Ecocine.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/filme-whera-tupa-e-o-fogo-sagrado-800x451.png)
O filme “Whera Tupã e o Fogo Sagrado”, de Rafael Coelho, é o destaque da abertura do Ecocine, em Laguna, nesta segunda-feira – Foto: Filme_Wherá Tupã e o Fogo Sagrado
O festival terá a presença de nomes como o do diretor e produtor Walter Caira, da produtora Giselle Paes e do músico, escritor e roteirista Demétrio Panarotto. Eles estarão em Laguna para abordar os temas “Criação Audiovisual”, “Acessibilidade em Projetos Culturais e Audiovisuais” e “Roteiro de audiovisual”.
Outra presença confirmada é a do diretor Rafael Coelho, que fará palestra na noite de abertura do festival, após a exibição do filme “Whera Tupã e o Fogo Sagrado”, dirigido por ele. A atividade ocorre a partir das 19h, na Livraria Coruja Buraqueira, no Centro Histórico de Laguna.
A mostra de filmes exibirá ainda títulos como o documentário “Mulheres Araucárias”, a ficção “Mar que nos rodeia” e a animação “Bosquecito” (confira abaixo todos os filmes selecionados). As obras foram selecionadas pela equipe de curadoria do Ecocine, levando em conta a presença de temas como mudanças climáticas, lixo, mobilidade urbana, desmatamento, soberania alimentar, povos originários, consumo, água, poluição, vida selvagem e sustentabilidade.
As atividades do Ecocine – Festival de Cinema Ambiental vão ocorrer em pelo menos cinco diferentes espaços espalhados pela cidade de Laguna. A mostra de filmes não terá caráter competitivo, e haverá sessões inclusivas para PCDs com filmes com legendagem, audiodescrição e língua brasileira de sinais – LIBRAS.
O Eco Cine foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema edição Paulo Gustavo 2023, através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/filme-flores-de-la-llanura-jessica-villamil-800x450.png)
Filme “Flores de la llanura”, Jessica Villamil – Foto: Jessica Villamil/Divulgação
Programe-se: Ecocine – Festival de Cinema Ambiental
Quando: de 6 a 11 de outubro
Onde: Laguna
Entrada: programação gratuita – confira no site.