
Mesmo com boa campanha do Uruguai nas Eliminatórias, o atual treinador da Celeste, Marcelo Bielsa, foi duramente criticado pelos jogadores da própria seleção.
Encabeçado pelo craque Luís Suárez, outros jogadores como Agustín Cannobio, Frederico Valverde e Sergio Rochet apontaram Bielsa como “desrespeitoso e grosseiro”.
As críticas a Bielsa iniciaram após entrevista de Suárez para o veículo “DSports Uruguay” , na última sexta (4), em que ele revela a má relação entre o treinador com o elenco.

Suárez culpa Bielsa pelo clima ruim entre jogadores e comandante técnico; jogador se aposentou da seleção recentemente – Foto: Reprodução/Instagram/@aufoficial
Dentre as queixas, o craque uruguaio contou sobre um episódio em que foi necessário realizar uma reunião entre os jogadores com o treinador para pedir que ele ao menos desse bom dia aos atletas.
Suárez ainda falou sobre outras situações em que Bielsa proibia os jogadores de cumprimentarem torcedores antes dos jogos e tentava distanciar o elenco dos outros membros da seleção.
“Ele não deixava os funcionários entrarem, cumprimentarem e comerem conosco. Parte meu coração que a seleção viva assim hoje”, destacou o artilheiro uruguaio.
Quem são os outros jogadores da seleção uruguaia que criticaram Bielsa?
Agustín Cannobio, atacante do Athletico-PR, se posicionou, na terça-feira (3), sobre a postura “insuportável” do treinador e contou sobre algumas situações desrespeitosas que vivenciou.

Cannobio se sentia desrespeitado por Bielsa nos treinos da seleção uruguaia – Foto: Reprodução/AUF
Após uma partida na Copa América, em 2024, onde o Uruguai perdeu por 1 a 0 da Colômbia, Cannobio se sentiu triste após ser culpado pela derrota por Bielsa.
“Em uma análise de vídeo que ele fez acabou me culpando por alguma coisa. Obviamente o jogador sabe quando joga bem ou mal. Nessa partida me senti muito bem. Me chocou muito a maneira como ele falou”, desabafou o atacante do Furacão.
Além de Cannobio e Suárez, o goleiro Sérgio Rochet, do Internacional, e o meia do Real Madrid, Federico Valverde, também concordaram com os comentários dos colegas de time.
“Luis tomou a decisão de se expressar e está em seu direito. O único que posso dizer é que contou coisas que, sim, ocorreram. O que me cabe é estar aqui e tentar esclarecer todas as coisas que aconteceram para resolvê-las e tornar o ambiente agradável para treinar e trabalhar”, corroborou Rochet.