![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/penitenciaria-de-florianopolis.jpg)
As forças de segurança estão mobilizadas na busca de seis detentos fugitivos em Santa Catarina, mas, até agora, apenas um foi encontrado. Os criminosos, condenados por crimes como furto, roubo e tráfico de drogas, fugiram de duas casas prisionais, em Florianópolis e Xanxerê, em um intervalo de quatro dias.
No domingo, três evadiram do Presídio Masculino Regional de Florianópolis. Na madrugada de quinta-feira (12), outros três conseguiram escapar do Presídio Regional de Xanxerê, no Oeste catarinense.
![Forças de segurança buscam por detentos fugitivos do sistema prisional de Santa Catarina](https://static.ndmais.com.br/2024/09/penitenciaria-de-florianopolis-800x467.jpg)
Três presos fugiram da Penitenciária de Florianópolis no domingo (8). Um deles já foi capturado e devolvido ao sistema prisional – Foto: Eduardo Valente/ SECOM/ Reprodução/ ND
Desde segunda-feira (9), as forças de segurança atuam de maneira integrada para capturar os detentos fugitivos. Centenas de policiais, entre civis, militares e penais, estão mobilizados em diferentes regiões de Santa Catarina.
Na terça-feira (10), Alexandre Nascimento Rodrigues, condenado a 10 anos por furto e roubo, foi localizado na Capital catarinense e reconduzido ao sistema prisional.
Operações buscam impedir novas fugas de penitenciárias
Na manhã da segunda-feira, uma operação foi realizada na Penitenciária de Florianópolis, para localizar ferramentas e utensílios que pudessem ser utilizados em novas fugas.
“A Polícia Penal vem intensificando as operações de revista e de controle da ordem e disciplina nas unidades prisionais”, pontua Roberval Ferraz, diretor-geral adjunto da Polícia Penal em Santa Catarina. Os agentes também buscam por armas artesanais, celulares, drogas e todo tipo de itens proibidos em unidades prisionais.
Na quinta-feira (12), a ação foi realizada no Presídio Regional de Lages, na Serra catarinense. Segundo a SAP (Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa), outras casas prisionais serão vistoriadas ao longo da semana.
Operação realizada no Presídio Regional de Lages nessa quinta-feira (12) busca evitar novas fugas de detentos – Vídeo: SAP/ Reprodução/ ND
Fugas não são comuns em Santa Catarina, diz Polícia Penal
A SAP abriu sindicâncias para apurar as possíveis falhas que culminaram com as fugas dos detentos em Florianópolis e em Xanxerê.
“As fugas não são comuns de acontecer, mas como aconteceram, a gente abre sindicância para entender o que aconteceu e onde estamos errando e precisamos melhorar”, entende o diretor-geral adjunto da Polícia Penal.
Na casa prisional de Florianópolis, a principal hipótese é de que os apenados tenham usado um buraco no teto e uma corda ‘teresa’ para escapar da instituição penitenciária. No Oeste catarinense, acredita-se que os homens, que estavam no regime semiaberto, tenham forçado uma das celas para fugir.
“As agências de inteligência estão conversando e estão com equipes na rua para fazer a recaptura, o mais rápido possível, desses internos”, complementa.
Quem são os detentos fugitivos
As buscas pelos cinco criminosos acontecem em todas as regiões de Santa Catarina. Informações sobre o paradeiro dos criminosos podem ser repassadas à Polícia Civil pelo dique denúncia, através do telefone 181.
Jackson Cunha e Marcelo Rodrigo Benke evadiram da Penitenciária de Florianópolis, enquanto Idelmar da Silva, Fernando de Souza Silva e Paulo Cezar Veloso são os fugitivos do Oeste.